Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Rompendo o Preconceito com Sushiwomens

12 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Ainda existe uma longa tradição no Japão e ela está sendo rompida, pois só havia sushimens, mas agora um artigo elaborado por Junji Yamaguchi publicado no The Japan Times informa que as mulheres começaram a atuar também no setor como chefs e inclusive proprietárias de rede de estabelecimentos especializados nestes produtos. Havia um preconceito que as mãos das mulheres tinha uma temperatura mais elevada do que dos homens, e sua manipulação não era adequada para o preparo de um bom sushi. Também se alegava que as mulheres não eram convenientes para estas atividades que exigem alguns esforços, como levantar caixas pesadas com peixes e gelos, manipular peixes de grande tamanho e ossos resistentes, quando existem muitas outras atividades onde elas possuem a mesma capacidade dos homens nos esforços físicos necessários.

A notícia informa que Chie Inamoto, de 47 anos, gere uma cadeia de produtos de frutos do mar, junto com outras mulheres, que trabalham na região de Atami, famosa pelas fontes termais na província de Shizuoka. Depois de exercer diversas outras atividades, ela foi convidada para trabalhar como sushiwoman, atividade para a qual se preparou adequadamente. No início, o estabelecimento sofreu a perda de alguns clientes, mas agora se formam filas de consumidores, pois elas apresentam algumas qualidades adicionais comparadas com outros concorrentes. Tudo indica que possuem um ar maternal que sempre foi comum nos izakayas do Japão, onde ao lado das bebidas se ofereciam alguns petiscos deliciosos para acompanhamento, além de cativar também as crianças que estão passando a frequentar também estes estabelecimentos. O preparo de refeições nas residências está sofrendo algumas alterações, e as mulheres mesmo com as crianças também se sentem no direito de algumas alterações nas suas rotinas.

· clip_image001

A sushiwoman Chie Inamoto

A redução da população no Japão está estimulando que mulheres que já criaram seus filhos venham a trabalhar ativamente, inclusive por período integral. Isto está acontecendo nas mais variadas atividades, e algumas mulheres também possuem um espírito de empreendedorismo.

Inegavelmente, muitas mulheres possuem habilidades culinárias, muito superiores aos dos homens, não havendo como discriminá-las nos estabelecimentos especializados em sushis. Diferentemente do que acontece em outras partes do mundo, inclusive no Brasil, os estabelecimentos que servem sushis e sashimis são especializados, dificilmente servindo outros pratos quentes, mesmo da culinária japonesa.

Ainda que os sushimens e agora as sushiwomens sejam chefs, estando habilitadas a administrar uma cozinha completa, existe uma maior especialização, que contribui para a melhoria da sua qualidade. Também existem para outras especialidades, como os tempuras, udons e sobas (pastas normalmente ensopadas), bem como unaguis (enguias) e outras iguarias japonesas. Bem como algumas para refeições mais completas, como os obentos (servidos em caixas) como teishokus (refeições simples mais completas, com diversos pratos). Mas os bons estabelecimentos costumam ser especializados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: