Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aperfeiçoamentos Próximos da Nissan-Renault

18 de julho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Uma notícia divulgada por Masaaki Kameda no The Japan Times informa que o brasileiro Carlos Ghosn, presidente da Nissan Motor divulgou em Tóquio no próximo ano e meio aquela empresa lançará um veículo capaz de estacionar automaticamente e nos engarrafamentos do trânsito poderá locomover-se de forma autônoma, numa entrevista concedida no Clube do Japão de Correspondentes Estrangeiros. Trata-se de inovações muito próximas, que não parecem difíceis de serem introduzidas, pois já existem experiências semelhantes.

Os veículos que contam com sensores laterais, na frente e verso, podem estar sem maiores dificuldades nas vagas existentes. Algo parecido pode ser efetuado nos trânsitos engarrafados como os encontrados em São Paulo ou no Japão, para os anda/para por períodos longos, numa velocidade baixa. Tudo indica que o que estava previsto para 2020 já vai ser antecipado, pois as concorrências parecem acirradas, quando a maioria das empresas montadoras está com capacidade acima da demanda absorvível pelo mercado.

clip_image002

Carlos Ghosn, Presidente da Nissan Motor e da Renault

Ele informou ainda que muitos modelos de ambas as empresas poderão introduzir controles para diversas pistas, em 2018, bem como funções autônomas permitindo aos veículos cruzarem pela cidade, mesmo onde existam sinalizações, sem a intervenção dos motoristas até o final da década.

Muitas empresas automobilísticas parecem estar envolvidos numa corrida para estes aperfeiçoamentos, esperando que muito em breve possa se traçar um trajeto como de um lugar para outro, inclusive com a ajuda de satélites que orientam os motoristas para trafegar por lugares que eles desconhecem.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: