Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Combate Mundial à Dengue

1 de julho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Um artigo escrito por Makiko Kitamura e Natasha Khan, divulgado pelo site da Bloomberg, informa sobre as preocupações dos turistas relacionados com a Copa do Mundo, diante da disseminação da dengue no Brasil, fenômeno que também acontece em menor escala em muitos lugares do mundo. Até o momento não havia uma forma eficaz conhecida do seu combate e aos visitantes foram recomendados que usassem repelentes, bem como roupas com mangas longas, além de evitar a ação dos mosquitos aedes aegypti, na suposição de que fossem semelhantes aos comportamentos dos disseminadores da malária. A dengue chegou a se tornar uma preocupação da Organização Mundial de Saúde, tendo se originado na Flórida, nos Estados Unidos, em 1934.

A matéria informa que a Oxitec Ltd., que conta com um laboratório em Campinas, SP, é uma empresa inglesa que conseguiu resultados promissores em Mandacaru, um bairro de João Pessoa, no Estado da Paraíba, com um método aprovado pela Comissão de Biossegurança do Brasil, com a redução de 96% dos mosquitos da população selvagem. Lançam-se diversas vezes os mosquitos geneticamente modificados que, cruzando com os selvagens, provocam sua destruição, pela morte prematura de sua prole, antes que atuem picando os seres humanos. São técnicas utilizadas tradicionalmente em alguns combates biológicos de pragas. As informações de alguns turistas sobre os mosquitos no Brasil são fantasiosas, relatando que viram gigantes como nunca tinham observado em outras partes do mundo, notadamente na proximidade do estádio de Manaus na Amazônia.

clip_image001

O que se espera é que, com este método, a dengue no Brasil esteja significantemente reduzida até as próximas Olimpíadas de 2016. Como a dengue até agora não tinha uma forma eficiente de combate, estava preocupando diversas organizações, a começar da Organização Mundial de Saúde, envolvendo outras sem finalidade de lucro, como a Bill e Melinda Gates Foudation, que também está empenhada na sua solução.

Também diversos grandes laboratórios privados estão pesquisando a criação de uma vacina para a dengue, como a Sanofi, Takeda e a Merck. Outras diversas organizações acadêmicas consagradas estão efetuando pesquisas relacionadas mundo afora. Espera-se que vacinas sejam criadas para evitar a dengue ou se consiga se injetar uma bactéria conhecida como Wolbachia nos mosquitos, que acabam os eliminando.

As autoridades e as instituições envolvidas na solução do problema da dengue estão bastante otimistas sobre a breve obtenção de resultados efetivos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: