Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Enguias Japonesas Considerada Espécie em Extinção

24 de julho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

 

Como a enguia japonesa (unagui) foi considerada pelas autoridades internacionais competentes, a International Union for Conservation of Nature and Natural Resources como uma espécie em extinção o governo japonês e os produtores japoneses, estimados somente em 420, agregados em duas entidades, a All Japan Eel Culture Association e a Union of Eel Farmers Corporation of Japan, estão tomando as providências para uma adequada regulamentação que permita a continuidade de suas atividades. A produção japonesa, que se baseia na captura de enguias selvagens ainda juvenis, para serem cultivadas em tanques em terra até ficarem prontas para o consumo, principalmente na região de Shizuoka. O assunto foi publicado num artigo no The Japan Times, com base nas informações distribuídas pela agência noticiosa japonesa Kyodo.

clip_image002

Enguias vivas colocadas em um recipiente em um restaurante em Tóquio em 19 de julho de 2012 |. BLOOMBERG

As enguias selvagens estão se reduzindo diante da exagerada pesca dos mesmos para atender as demandas crescentes de enguias prontas para o consumo, que não se observa somente no Japão, como no mercado internacional. Tanto que as produções de outros países estão procurando abastecer este mercado, mas as suas importações estão se tornando cada vez mais difíceis, encontrando-se em volume muito limitado, para aficionados como os brasileiros.

O decreto governamental japonês está sendo planejado até o final deste ano, regulamentando a atividade de produção das enguias. Seus produtores terão que fornecer informações detalhadas sobre suas atividades, como o número de enguias que estão sendo produzidas nas fazendas de peixes.

O governo pretende, também que os produtores contem com autorizações prévias para poderem trabalhar com as enguias. Estes organismos que congregam os produtores também desejam atuar para a disciplina de suas atividades, de forma a não dependerem somente da forte demanda existente. Produtores que não participam de nenhuma das duas entidades serão convidados a se juntarem a eles.

Uma nova legislação japonesa permite que além do mar, também as atividades em águas interiores possam ser regulamentadas pelo governo, visando garantir a sustentabilidade do setor, que está passando por uma fase de aumento substancial da demanda de todos os produtos marinhos.

Hoje, mais da metade da produção mundial de peixes já são cultivada, e suas produções acabam sendo mais eficientes, pois os avelinos que ficam sujeitos à alimentação de outras espécies acabam sendo reduzidos.

Alem da possível elevação dos preços das enguias, há que se imaginar a intensificação das criações de outras variedades que estão sendo produzidas em outras partes do mundo, para atender, no mínimo em parte, a demanda dos aficionados em todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: