Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

OSESP Mostra Brasil Além do Futebol

7 de julho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Quando o mundo está com as atenções voltadas para o Brasil pela realização da Copa do Mundo de futebol, a Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, regida pela maestrina Marin Alsop, apresentou ao mundo pela internet um concerto executando uma das peças mais conhecidas de todos, a Sinfonia nº 9 em Ré Menor, Op. 125, de Ludwing van Beethoven, com um coral de cerca de 100 vozes, constituído pelo Coro da Osesp, regida por Naomi Munakata e o Coro Acadêmico da Osesp, regido por Marcos Thadeu. Como solistas, contou ainda com o soprano inglesa Lauren Snouffer, a mezzo soprano brasileira Denise de Freitas, o tenor inglês John Mark Ainsley, além do barítono brasileiro Paulo Szot, todos reconhecidos internacionalmente. Todos sabem que esta peça é muito utilizada como comemorações das grandes conquistas, compreendendo um Ode à Alegria, além da afirmação que todos somos irmãos. Nada mais oportuno neste período final da Copa do Mundo.

Este tipo de transmissão para o mundo pela internet só é efetuado com as grandes orquestras reconhecidas internacionalmente, pela www.medici.tv Com o prestígio que a Osesp conquistou, permite fazer um contraponto ao sucesso obtido pela Copa do Mundo no Brasil, que conquistou as mais expressivas audiências mundiais, entusiasmando multidões com a qualidade das disputas que continuam ocorrendo, que deve deixar saudades. Como consta do Ode à Alegria, “felizes como os sóis que correm pela vastidão gloriosa dos céus, correi vosso caminho, irmãos, alegres como um herói rumo à vitória. Eu vos abraço, ó multidões, que este beijo chegue ao mundo inteiro!”.

cropped-Concerto_Osesp_2013

Marin Alsop rege a Osesp na abertura do Festival de Inverno de Campos de Jordão

É muito difícil como o genial Ludwig van Beethoven, quase no final de sua vida, totalmente surdo, que dificultava o seu trabalho e o mantinha afastado da vida social por anos, fosse capaz de compor uma sinfonia como esta, que ocorreu com a pressão de muitos músicos consagrados da época.

Sua primeira apresentação em 1824, em Viena, foi um grande sucesso, ainda que Beethoven fixado na sua partitura fosse incapaz de perceber que estava sendo ovacionado pela plateia. Muitos compositores importantes posteriores foram influenciados por esta sinfonia, cujos trechos são cantarolados por muitos até hoje, notadamente nos momentos das comemorações.

Nas últimas Copas do Mundo, nas aberturas ou nos encerramentos, trechos desta sinfonia costumam ser tocadas, virando um símbolo destes grandes acontecimentos esportivos. Nada mais adequado que a Osesp fizesse esta apresentação que certamente percorrerá o mundo.

Além dos concertos especiais na Osesp, esta sinfonia foi apresentada na inauguração do Festival de Inverno de Campos dos Jordão deste ano, também regido pela Marin Alsop. Parece clara a intenção de mostrar que, além do futebol, o Brasil também conta com eventos nas músicas clássicas que assombram o mundo, contando com uma orquestra como a da Osesp e locais como a Sala São Paulo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: