Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lamentável Morte de Eduardo Campos

15 de agosto de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Destaque, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

É mais que natural que as qualidades de um político sejam ressaltadas quando ocorre um trágico desaparecimento como de Eduardo Campos, ainda com somente 49 anos, quando começava a despontar na política nacional. Como candidato à Presidência da República foi vitimado num acidente aéreo em Santos em plena campanha eleitoral. Poucos conseguiriam a unanimidade que está obtendo de manifestações sobre suas potencialidades, inclusive de seus adversários, consequência natural do prestígio que conseguiu acumular pelas suas atuações regionais. Com dois mandatos no governo de um Estado da importância de Pernambuco onde conseguiu as melhores avaliações, além de outros obtidos em eleições como de Deputado Federal. Também acumulou experiências em cargos federais como de Ministro de Ciência e Tecnologia no governo Lula da Silva. Todos enfatizam suas qualidades de conciliador, ainda que exercesse a presidência de um partido político considerado de esquerda, como o Partido Socialista Brasileiro, e apresentava suas ideias que fascinavam até os mais conservadores, notadamente no respeito às regras de mercado.

Sendo um político de origem nordestina não poderia deixar de trazer as fortes marcas da região, notadamente nos seus aspectos positivos que estão sendo reconhecidos recentemente por uma melhoria superior à nacional do padrão de vida. Representava a população aguerrida desta parte do país que enfrenta até as adversidades climáticas, tirando partido de suas condições favoráveis para contribuir para o desenvolvimento nacional como para a atual economia globalizada. Insistia numa mensagem com nova roupagem, procurando superar os obstáculos antepostos até pela tradição. Ninguém pode imaginar que ele fosse perfeito, mas suas qualidades superavam em muito os compromissos que todos os políticos necessitam assumir, tratando com pragmatismo as situações que precisava enfrentar.

clip_image002                                    Eduardo Henrique Accioly Campos (1965 – 2014)

Seu otimismo era reconhecido como o sonho de dias melhores para a população brasileira. Ainda que não conseguisse a vitória na sua primeira tentativa de chegar à Presidência da República, todos admitiam que seu futuro fosse promissor para cargos da maior importância. Deixa um vazio difícil de ser preenchido, mas um exemplo estimulador para todos que acreditam na política.

Tinha se preparado num ambiente, inclusive familiar, de insistentes e persistentes batalhas, tendo como inspirador Miguel Arraes que tinha no seu currículo décadas de lutas adversas em Pernambuco e no nordeste. Mas, não aparentava contar com resquícios de rancor, mas uma inconformidade com a acomodação e a ineficiência.

O que se espera é que o seu exemplo inspire outros jovens que existem caminhos políticos e democráticos para se alcançar condições melhores de vida para a população brasileira, ainda que as limitações sempre estejam presentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: