Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Samba em Asakusa

25 de agosto de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Por mais incrível que apareça, ainda que o samba e o carnaval brasileiro sejam apresentados nos mais variados lugar do mundo parece ser em Tóquio no Japão, no tradicional bairro de Asakusa que se apresentou pela 33ª vez com o sucesso de sempre o desfile das escolas de samba, muito semelhante ao brasileiro. Tornou-se um tradicional evento do verão japonês, onde cerca de 18 agremiações que seriam como escolas de samba em pequena escala, mais semelhantes aos blocos brasileiros, apresentam os japoneses como passistas bem razoáveis.

                clip_image001 
        Samba dancers perform during the annual Asakusa Samba Carnival in Tokyo on Saturday.
The festival dates back to 1981. More than 4,700 dancers took part in the parade, in The Japan Today.

Entre os que participam deste evento estão japoneses que costumam frequentar com regularidade e até participar dos desfiles que ocorrem no Rio de Janeiro e em São Paulo, como alguns brasileiros que vivem no Japão. Nas suas primeiras versões notava-se que os participantes ainda apresentavam algumas dificuldades, o que ainda acontece com alguns. Mas, na sua quase totalidade hoje não se distinguem dos que participam do carnaval no Brasil, ainda que os carros alegóricos sejam evidentemente bem mais pobres.

O samba no pé já não é desajeitado como os que costumam ser frequentes entre os estrangeiros, mostrando que além de imitarem adequadamente o que veem no Brasil, estão praticando com regularidade. Mostra que os japoneses, ainda que continuem reservados em muitas ocasiões, sabem extravasar suas alegrias nestas ocasiões. Evidentemente, o número total de participantes destes desfiles chega a pouco mais de 4.700 figurantes, bem menor do que uma só grande escola de samba no Brasil, mas já é expressivo para um evento que ocorre no outro lado do mundo.

Estes desfiles são assistidos por uma multidão de japoneses e outros apreciadores do carnaval que só possuem a oportunidade de assistirem os brasileiros pela televisão. O desfile acaba ocorrendo no sábado à tarde e não à noite, que ninguém é de ferro. O fato concreto é que os japoneses ficam impressionados com a alegria dos participantes, e muitos acabam se motivando para fazerem viagens ao Brasil para assistirem as versões originais, principalmente quando notaram que mesmo na Copa do Mundo não ocorrem os desastres que muitos anunciaram.

Estes e outros eventos, como os festivais de música e outros costumes envolvendo comes e bebes promovidos pelos brasileiros que vivem no Japão, com eventuais participações de grupos brasileiros, acabam divulgando a alegria de viver dos daqueles que estão no Brasil, o que é invejado por muitos japoneses.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: