Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldade de Compreensão de um Economista

8 de setembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Uma notícia elaborada por Leslie Picker publicada no site da Bloomberg informa que o grupo chinês Alibaba procura captar US$ 21,1 bilhões num IPO para financiar suas atividades voltadas ao comercio via internet, que seria o maior lançamento de papeis efetuado no mercado mundial. De outro lado, Oliver Stanley num outro artigo publicado no mesmo site, informa que a Europa procura criar um fundo de US$ 1,3 bilhão para um amplo programa de pesquisas europeias relacionadas ao grafeno, este novo material revolucionário que possui ricas características, como resistência, transmissão de energia, pequena dimensão, entre muitos outros que poderá ocupar no século XXI o tipo de papel que o aço desempenhou no século XX. No primeiro caso, um simples professor de inglês transformou-se num ousado empresário, Jack Ma, que teve dificuldades para lançar a operação no seu país, em Hong Kong. No segundo caso, entre muitos outros cientistas envolve o co-ganhador do Prêmio Nobel de Física de 2010, Kostantin Novoselov, e Kostas Kostarelos, ambos hoje na Universidade de Manchester que está se destacando nestes trabalhos, havendo já milhares de patentes solicitadas pelas grandes empresas que atuam com este produto nos segmentos de tecnologia de ponta nos mais variados setores e países.

A diferença de mais de 15 vezes entre as duas cifras, a menor para atividades que aparentam proporcionar benefícios apreciáveis para a humanidade ao longo de muito tempo, e a maior para atividades banais de comércio pela internet que já vem sendo efetuado por muitas outras empresas mundo afora, leva a suspeita que há alguma coisa de errado nas avaliações chamadas de mercado, que envolvem conhecidas instituições bancárias internacionais, ainda que elas pensem somente nos resultados privados. A possibilidade de uma grande especulação envolvendo a divulgação de impressionantes e ousadas informações de elevados retornos não podem ser descartadas, até porque a operação idêntica em montante muito menor foi recusada em Hong Kong.

clip_image002Kostantin Novoselov, Prêmio Nobel de Física 2010, atualmente na Universidade Manchester, com destaque nos trabalhos relacionados com o grafeno.

                            clip_image004
Kostas Kostarelos da Universidade de Manchester, também acumulou experiências em outras universidades sobre o assunto.

                        clip_image006
           Jack Ma, Chairman da Alibaba, que amplia suas operações nos Estados Unidos

Evidentemente as duas coisas são diferentes, sendo que a primeira é um fundo para financiar muitas atividades de pesquisa que procuram transformar em produtos comercializáveis conhecimentos que estão sendo acumulados no segmento científico. O segundo é uma inusitada operação de ampliação das atividades comerciais, principalmente nos Estados Unidos, envolvendo também empresas que seriam beneficiadas como a Google, utilizando mecanismos como os da internet.

Os trabalhos científicos exigem cuidados e longos períodos para suas maturações. As atividades comerciais costumam ser de grande rotação. Ainda assim, o grupo Alibaba que começou na China há poucos anos, onde passou a contar praticamente com um monopólio, nos Estados Unidos como em outros países, devem contar com a concorrência de outras empresas. Na realidade, parece que a operação envolve lucros nas suas associações com a Google, que parece que não eram rentáveis. Mas, sempre existe uma impressão de “mágica”, não se esperando que acabem resultando na frustração das expectativas que foram alimentadas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: