Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Milagres Existem Mas São Difíceis de Ocorrerem

10 de setembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Foi publicado no jornal O Estado de S.Paulo um debate entre os economistas Antonio Delfim Netto e José Roberto Mendonça de Barros sobre os problemas atuais de política econômica procurando estabelecer parâmetros para o julgamento das propostas dos candidatos à Presidência da República. Também foi publicado no Valor Econômico uma entrevista com Eduardo Gianetti da Fonseca, um dos principais assessores da candidata Marina Silva, que aparece atualmente nas pesquisas como a favorita para a vitória num eventual segundo turno. Todos se mostram conscientes que os problemas econômicos atuais exigirão fortes ajustes no começo da próxima administração, quem quer que seja eleito, que poderá provocar uma desaceleração adicional da economia brasileira por um período, que poderá ser mais longo ou mais curto. Os diagnósticos não diferem muito.

Delfim Netto acredita que se houver um choque de credibilidade com o novo governo, o ajustamento acabará sendo mais rápido, pois os agentes econômicos costumam se antecipar ao que vai ocorrer no futuro. Mas, como parece haver um consenso que o ajuste necessário será bastante profundo, sempre se admite que nem tudo pode ser feito rapidamente, como expressa Eduardo Gianetti da Fonseca, havendo necessidade de tempo para que seus efeitos se apresentem para a população.

clip_image002                                                Professor Antonio Delfim Netto

clip_image004                                     Economista Jose Roberto Mendonça de Barros

clip_image006                                        Economista Eduardo Gianetti da Fonseca

O que parece difícil é que se consiga reunir facilmente competentes economistas de diversas origens para compor uma equipe no novo governo. Ainda que existam muito habilitados, nem sempre é fácil compor uma equipe que tenha um comando claro e uma estratégia consensual, pois os ajustamentos de diferentes personalidades costumam ser de grande complexidade.

Parece que, além de contar com muitos que possam colaborar em diversos setores, existem as necessidades de atendimento das reivindicações regionais e componentes de diversas facções políticas, quanto mais de diferentes partidos políticos e profissionais oriundos de instituições diferentes. Seria quase um milagre que houvesse uma liderança política capaz de galvanizar todos numa só diretriz, quando se observam ainda mudanças em muitos objetivos programáticos, mesmo que esteja no estágio da campanha eleitoral.

Quando se tratar que colocações gerais todos podem concordar, mas as diferenças acabam ocorrendo nos detalhes das execuções. O Brasil é demasiadamente grande, com fortes diferenças regionais e variadas tendências politicas que ainda não estão suficientemente consolidadas. Não há uma forte liderança política, com as qualificações de um estadista.

É evidente que os resultados eleitorais seriam importantes, mas mesmo as minorias não podem ser facilmente atropeladas, principalmente quando as execuções demandas tempo e sacrifícios. Os recursos disponíveis não costumam ser suficientes para atender todas as aspirações, por mais legítimas que sejam.

Nunca pode se subestimar as dificuldades da formação de uma base parlamentar sólida, mesmo que num primeiro momento as contrariedades não sejam expostas. Não se pode esperar um cenário mundial que ofereça um vento de cauda, pois muitos países e regiões se esforçam ainda para se recuperarem da crise que vem desde 2007/2008.

Ainda que se respeite o poder do setor financeiro que foi capaz de reunir recursos humanos competentes, é preciso constatar que as atividades reais como do setor rural e industrial possuem reivindicações que nem sempre se ajustam aos simples interesses financeiros de curto prazo.

Todos precisam torcer para que haja um governo reazoável, principalmente do ponto de vista econômico, mas devem se reconhecer que os problemas a serem enfrentados são gigantescos e variados, num cenário em que as críticas são sempre mais fáceis do que os trabalhosos projetos e programas que exigem muita paciência na sua execução.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: