Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades Para um Brasileiro no Metrô de Tóquio

25 de outubro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Os sistemas adotados pelas redes de metrô de muitas cidades do mundo são diferentes, sendo que o de Paris parece ser o mais fácil de ser utilizado até pelos estrangeiros. O de Tóquio, em que pese sua extensa rede, apresenta dificuldades acentuadas para os que não estão habituados ao seu uso, sendo mais complexo para os estrangeiros e os idosos. Estando próximo da estação de Ichigaya, em Tóquio, pouco afastado do centro da cidade, entrei e adquiri imediatamente um bilhete para chegar à estação de Shimbashi, no centro de Tóquio. Quando tinha que pegar uma linha que faria conexão para o destino pretendido, depois de percorrer a pé mais de 400 metros, fui surpreendido pelo bloqueio mecânico do bilhete usado e me socorri do funcionário que estava no local. Para minha surpresa, fui informado que a linha era de outra empresa componente da rede, e o bilhete adquirido poderia ter o custo devolvido, se voltasse os mais de 400 metros percorridos. Na realidade, existem empresas que não permitem o intercâmbio, dificultando os usuários em Tóquio.

Tendo adquirido nova passagem, ingressando na estação correta fui surpreendido novamente que teria que percorrer mais de 600 metros para chegar à entrada da linha que faria a conexão para o destino desejado. Já cansado, pois tinha feito antes diversas caminhadas para assistir a uma exposição num museu e percorrer um templo sobre um calor considerável, acabei desistindo e solicitei um funcionário para indicar-me a saída mais rápida para tomar um taxi. O caminho para tanto era bastante tortuoso, mas consegui sair na estação de Nagatacho, ao lado do gabinete do primeiro-ministro. Acabei perdendo tempo e dinheiro, por causa da falta de uma conexão adequada das linhas de metrô, e falta de uma informação para os usuários, principalmente estrangeiros.

clip_image001[5]

Pequena parte do sistema de metrô de Tóquio

Como Tóquio deverá sediar as Olimpíadas de 2020 espera-se que estes tipos de informações para os estrangeiros sejam melhorados, pois as informações em inglês somente estão disponíveis nas regiões mais frequentadas por eles, não podendo se contar com elas em toda a cidade.

Compreende-se que o Japão está com limitações de recursos humanos para o atendimento de muitos serviços, mas estas informações podem ser substituídas por sistemas como o da internet. Ainda que as conexões de diversas linhas de metrô sejam sempre difíceis, quando as distâncias internas das estações são acentuadas, parece que alternativas devem ser informadas.

O Japão necessita dos turistas para ativar a sua economia, e os problemas atualmente enfrentados por Hong Kong já aumentaram a vinda de turistas chineses que invadem as lojas e os restaurantes japoneses. Com sua demanda, ajudam a compensar as vendas que não estão tão ativas diante da elevação do imposto de venda para os consumidores locais.

Como um país de tradição, que conta com tantos lugares de interesse turístico, parece importante que as autoridades locais providenciem a superação das dificuldades, hoje sentidas pelos estrangeiros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: