Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inovações da Culinária em Barcelona

29 de outubro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Barcelona é certamente um dos centros de culinária no mundo onde existe uma grande efevercência de muitas novas tendências. Por mais que haja inovações na química envolvida nas grandes culinárias, as bases são as tradicionais, muitas que perduram por séculos e que passam por novas leituras. Fomos experimentar o restaurante Bravo, que é comandado pelo chef Carles Abellan, um dos mais badalados em todo o mundo, que está instalado no luxuoso hotel W, que conheci há décadas em Nova Iorque. Já contava com uma clientela moderna e jovem, que aceita as inovações com maior facilidade. Observa-se que muitos chefs estão nestes hotéis com seus novos restaurantes, alguns menores que são chamados “boutiques”, partilhando os riscos de um novo empreendimento. O W é dos mais destacados, com grandes dimensões, ficando instalado junto a muitas marinas, que imagino aproveitarem também os seus ricos frequentadores, bem como jovens empresários que percorrem o mundo, além de turistas interessados em conhecer as melhores coisas que podem ser usufruídas pelos seus patrimônios acumulados. Não é um estabelecimento barato, pois o luxo implica também em elevados custos.

O cardápio deste restaurante Bravo é inusitado, indo desde tapas tradicionais com leituras luxuosas, que certamente são destinadas aos que desejam passar por bons momentos, usufruindo as melhores bebidas disponíveis na qual a Espanha vem se destacando, notadamente nos seus vinhos. Lamentavelmente, por questões de saúde, não posso consumir produtos que contenham álcool, o que limita demasiadamente minhas opções, que me levam a considerar a média de muitos alimentos carregados no sal. Escolhi começar com um conjunto das três melhores ostras disponíveis na Europa, uma de Barcelona, outra da Galícia e outra considerada deliciosa do Mediterrâneo. Graúdas, saborosas, frescas, consumi-as somente com o limão. Minha esposa escolheu alguns tapas, que acompanham as bebidas e que também experimentei, todas deliciosas e criativas, de elevadíssimo padrão.

 clip_image002clip_image004

Chef Carles Abellan e parte das instalações do seu restaurante Bravo, no hotel W

Os frutos do mar na Espanha são excepcionais, apresentados frescos e com uma maciez que surpreende, sempre no ponto adequado. Os seus temperos são dignos de chefs mais renomados. Mas são também nos pratos tradicionais, como um cordeiro com molho intenso em vinho e muitas especiarias, que se observa a força da tradição.

Apesar de se tratar de um jantar completo, começando pelos tapas, algumas entradas, prato principal e sobremesa, nota-se que todos estão enquadrados no que se dispõe de melhor na estação. As formas de grelhar são impressionantes, pois as lulas, por exemplo, vêm sobre uma grelha quente de barro, no ponto correto. O mesmo aconteceu com o cordeiro, que vem num panela tradicional da Espanha, quente, em cima de suporte como de cerâmica que também o mantinha aquecido, ainda que o outono mal tenha começado na Europa e esteja muito moderado em temperatura.

O serviço é internacional da melhor qualidade, pois o prestígio do chef, que é responsável por diversos restaurantes no mundo, inclusive de culinária italiana e mediterrânea, está em jogo. Todos falam o idioma inglês correntemente, com apresentações impecáveis de elevada elegância.

Como estamos em Barcelona, os turistas são recebidos a partir das 20h locais, mas os mais acostumados com os hábitos espanhóis, a elevação da frequência começa a ocorrer depois das 21h30. Como sobremesa, tive a oportunidade de experimentar uma famosa espuma, sobre um creme tradicional de Barcelona, ao lado de um pouco de sorvete com pingos de chocolate, tudo equilibradamente decorado com uma flor.

Como evito café depois do jantar, foi-nos serviço um chá inglês com alguns pequenos pedaços de chocolate. Mesmo tendo consumido mais de 12 diferentes pratos, saímos do restaurante satisfeitos e leves. Espera-se que estas inovações cheguem rapidamente ao Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: