Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Um Forte Tufão no Meu Caminho

10 de outubro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Encontro-me nestes dias em Cingapura e estou programado para seguir domingo próximo para Tóquio. Os noticiários informam que está ocorrendo atualmente um forte tufão denominado Vongfong, o mais forte da temporada nesta parte do mundo, caminhando das Filipinas em direção a Okinawa, no Japão, tendo uma previsão de poder atingir o arquipélago japonês exatamente no período em que está prevista a minha chegada naquele país, com menor intensidade. Pelas experiências passadas, tenho conhecimento que tanto a velocidade do deslocamento, a intensidade dos ventos, bem como o roteiro podem sofrer alterações, ainda que os especialistas utilizem todos os seus conhecimentos para estas previsões. Elas são importantes por alertarem a população para que tomem as precauções possíveis.

clip_image001

Japanese time Thursday (5 a.m. EDT in the U.S.), the eye of Vongfong was just under 500 miles south-southeast of Kadena Air Base on Okinawa, moving north-northwest at 7 mph.

A partir de 18h no horário japonês da quinta-feira (05h00 EDT nos EUA), o olho de Vongfong estava a menos de 500 quilômetros ao sul-sudeste da base aérea de Kadena, em Okinawa, movendo-se em direção norte-noroeste a 7 mph. Os ventos máximos tinham cauda um pouco fina, mas ainda eram cerca de 155 mph, solidamente o equivalente a um furacão de categoria 4, de acordo com o Centro de Atenção Joint Typhoon do exército norte-americano.

Um par de características sutis nos pisos superiores da atmosfera norte de Vongfong, incluindo uma fraca perturbação no ar superior se movendo para o oeste do Japão. Em seguida, um sistema de alta pressão de bloqueio temporário irá desempenhar um papel significativo na determinação de quão perto o núcleo de faixas Vongfong chegará para algumas partes do Japão, segundo os especialistas. Infelizmente, esse bloqueio temporário alto agora parece prestes a empurrar o núcleo de ventos mais fortes do Vongfong para mais próximo das Ilhas Ryukyu, incluindo Okinawa, neste fim de semana.

clip_image002

Vongfong will continue to weaken slowly as it moves north, and will lose super typhoon status (150 mph or greater max sustained winds) shortly, but will still be a formidable typhoon as it draws close to southwest Japan this weekend.

O que acontece com estes tufões é que acaba provocando ventos fortes com elevadas precipitações na sua periferia. Ao mesmo tempo, ainda que as previsões dos especialistas sejam baseadas em muitos dados e modelos, sempre existem fatores que acabam determinando suas mudanças, não havendo uma segurança muito elevada nestas projeções.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: