Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Parece que o Japão Necessita Abandonar Algumas Práticas

23 de novembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Mesmo que se possa concordar que o momento não era adequado para mais um aumento do imposto de vendas de 8 para 10% no Japão, como acabou decidindo o governo Shinzo Abe, que optou também pela dissolução da Dieta e convocação das eleições gerais, é difícil entender, para quem observa do exterior, como se pretende resolver os problemas de ativação da economia japonesa e passar da deflação para uma inflação. Um incrível artigo publicado por Toru Fujioka e Simon Kennedy no site da Bloomberg mostra o ridículo a que o Japão está sendo submetido por hábitos que já deveriam ter abandonado, como o exagero na importância da participação de um Prêmio Nobel como Paul Krugman nesta decisão, que vem ganhando com suas palestras mal preparadas pelas quais cobra fortunas que são jogadas fora pelos seus patrocinadores. A história, que inclui a jocosa expressão “limo ride” (passeio de limusine), dá uma ideia da dimensão da trapalhada em que se encontram as autoridades japonesas. Já abusaram ao copiar o easing monetary policy norte-americano, que até agora não surtiu os efeitos que esperavam no Japão. O que conseguiram foi uma desvalorização do yen, bem como o aumento das cotações das bolsas, proporcionando ganhos para alguns operadores financeiros. Sem um aumento da demanda, que proporcionaria oportunidade para aumentos das produções locais.

shinzo

Primeiro-ministro Shinzo Abe do Japão parece carecer de uma estratégia para recuperação da economia japonesa, saindo da deflação

O Japão vem abusando historicamente da utilização de personalidades que conseguiram notoriedade como se eles fossem mágicos que poderiam resolver os seus problemas. Um país que surpreendeu o mundo com o chamado milagre econômico no pós-guerra, com o eficiente funcionamento do mecanismo que ficou conhecido como o Japan Inc., e proporcionou um elevado padrão de vida para a sua população não necessitaria usar de tais artifícios. Sofreu depois os efeitos dos choques petrolíferos e algumas bolhas como as provocadas por especulações imobiliárias baseadas nas carências de espaços no país e passa agora por duas décadas de estagnação e deflação. Sofre com a redução de sua população e seu envelhecimento, como todos reconhecem e que são fatos objetivos.

O que parece relevante a ser atacado são estes problemas, ainda que seja duro para um povo que se acostumou a uma longa história dentro de uma pequena península, gerando o que eles mesmos denominam com a “Cultura de Galápagos”, que precisa ser superada. Não parece que artifícios de política econômica copiados de outras realidades sejam as adequadas para o Japão, que tem claras características próprias.

Se muitos jovens japoneses, principalmente as mulheres, não desejam se casar e gerar filhos suficientes para a manutenção da sua população, há que se socorrer da imigração, para o que abundam candidatos. Com o aumento da expectativa de vida, parece que a consequência natural é a redução de sua população que já está ocorrendo, ao mesmo tempo em que a sua estrutura etária apresenta um aumento dos idosos. São fenômenos demográficos difíceis de serem alterados, devendo se reconhecer que os idosos tendem a contar com novos consumos em níveis mais modestos do que os jovens.

Se a economia japonesa, com os seus elevados níveis salariais, torna-se menos competitiva no mercado internacional, acaba ficando difícil proporcionar condições para taxas de crescimentos positivos. Com demandas abaixo de suas capacidades produtivas, a tendência acaba sendo a de deflação, que é um fenômeno mais complexo de ser administrado que a inflação.

As medidas de easing monetary policy, apesar de aumentarem os recursos disponíveis no sistema bancário para empréstimos, não conseguem estimular o crescimento da economia japonesa. Os bancos receiam os riscos dos empréstimos para as empresas numa economia que não conta com o crescimento da demanda, as empresas temem contrair empréstimos se não contam com expectativas de retornos suficientes para honrar os encargos financeiros, e os consumidores não se sentem estimulados a aumentar suas compras quando os bens estão com preços em queda, além de não os necessitarem para a manutenção do seu padrão de vida.

Se o nível de endividamento público no Japão é o mais elevado no mundo, superando em muito o próprio PIB, em algum momento terá que elevar a sua tributação, que é mais baixa do que dos países europeus. O imposto sobre as vendas eram de 5% e passaram a 8%, o que provocou nova queda da demanda. Se tiverem que elevar para os já previstos 10% ou mais, chegando aos níveis de 20% vigentes em algumas economias europeias, tudo indica que isto se aproxima da impossibilidade política, que não seria resolvido por uma nova Dieta. Mesmo assim, o quadro levou o governo à postergação do aumento do imposto sobre as vendas, convocando uma nova eleição, esperando ter o respaldo para uma medida tão amarga.

Se não se deseja provocar a queda da demanda na economia japonesa, parece ser necessário imaginar outra forma de tributação, mesmo reconhecendo dificuldades de aplicação e resistências dos parlamentares. Os que ampliarem os seus consumos poderiam ser beneficiados, enquanto os que contam com elevados patrimônios que não desejam mobilizar para ajudar no aumento das demandas e giro dos recursos na economia poderiam arcar com maior parcela das tributações indispensáveis, como uma das alternativas possíveis.

O nacionalismo que vem sendo perseguido pelo atual governo não facilita a integração da economia japonesa na economia globalizada. Há que se admitir que o Japão faça parte de uma teia internacional, que é intensa na Ásia. Isoladamente, não terá condições de manter um crescimento diante de vizinhos emergentes que contam com condições diferentes das economias já desenvolvidas. O contraste parece ficar cada vez mais gritante em nada contribuindo para uma convivência até com os que pensam de forma diferente. Mas isto faz parte do mundo globalizado, cujas regras parece que precisam ser aceitas, mesmo que sejam dolorosas.

Muitas alternativas podem ser imaginadas pelos criativos economistas japoneses, que não necessitam de respaldos dos estrangeiros. Um pouco mais de autoconfiança, observando as características de outras economias como da japonesa, poderia ser adotada com coragem de se adotar novos hábitos, ainda que possam ser interpretados como heterodoxos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: