Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Humildade Para Melhorar o Relacionamento Sino-Japonês

16 de dezembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

A convite do governo japonês, por intermédio do JICA – Japan Internacional Cooperation Agency, fizemos parte de um pequeno grupo que visitou muitos centros onde se praticam as apreciadas produções japonesa de diversos estilos. Começando pela região de Fukuoka, mais próxima à Coreia do Sul, foi possível constatar o importante trabalho executado pelos seus respeitáveis artesãos, alguns considerados Tesouros Nacionais Vivos por manterem as mesmas tradições por um longo período histórico. Fomos esclarecidos que estas técnicas, originalmente dos chineses, foram ensinadas aos japoneses pelos coreanos, como muitos outros aspectos dos atualmente considerados marcos da cultura japonesa. Os que visitam a Ásia sabem que a cerimônia do chá sofreu sofisticações no Japão, mas já eram conhecidos na China. Também o ikebana, muito apreciado no Japão, em seus diversos estilos, também são conhecidos na Coreia que também absorveram conhecimentos provenientes da China.

Quando o Japão ainda caminhava na consolidação de sua cultura, muitos religiosos visitaram a China para absorver conhecimentos como o do budismo. Na literatura como em muitos aspectos relevantes da cultura japonesa, todos admitem que as bases foram trazidas da China, que tinha uma tradição histórica mais longa. Foi somente depois da guerra sino-japonesa, já em fins do século XIX, que o Japão ocupou parte da China, estendendo seus domínios sobre a Coreia bem como a Mongólia. O que perdurou por pouco tempo, até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando foram derrotados. No entanto, no período nacionalista e militarista, desenvolveu-se no Japão um forte preconceito com as antigas colônias, como se tratassem de um povo com uma cultura superior.

Quando se desenvolvem novos esforços para a convivência pacífica, não somente do Japão com a China, mas também com a Coreia do Sul, visando uma consolidação de uma região no Extremo Oriente, parece que estas realidades históricas devem ser reforçadas, relevando pequenos incidentes que possuem pequena importância ao longo da história.

coreias

Mapa da Ásia, com a China, Coreia do Sul e Japão

O mundo passa por um período de dificuldades econômicas depois da crise internacional de 2007/2008. A Ásia pode desempenhar um papel relevante na recuperação, ainda que lenta e demorada, aproveitando o desenvolvimento da China, que de um país ainda emergente caminha para ser a mais importante em dimensão no mundo, ainda que limitada em termos per capita.

O Japão como a Coreia do Sul se destacaram no período pós-Segunda Guerra Mundial, firmando-se como tigres asiáticos que ampliaram suas exportações para todo o mundo, ainda que com fortes limitações nas suas disponibilidades de recursos naturais. Eram exemplos que estão sendo copiados por outros países, notadamente do Sudeste Asiático como também latino-americanos.

Não parece conveniente que estes papéis sejam esquecidos e que suas contribuições mundiais não voltem a ser relevantes, quando o mundo passa por uma nova fase de redução dos seus custos de energia, necessitando dos exemplos de desenvolvimento tecnológico como de formas racionais de aproveitamento dos seus recursos humanos.

Tudo indica que vale a pena pensar em temos de estadistas, com um horizonte mais amplo, capaz de proporcionar melhores condições econômicas, políticas e sociais para a humanidade. Possuem longas histórias com a acumulação de culturas invejáveis, ainda que suas populações estejam diminuindo e envelhecendo. Mas, também nestas áreas, eles podem transmitir conhecimentos de como lidar com estes graves problemas, proporcionando melhores condições para os seus povos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: