Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Manipulações das Cotações dos Títulos dos EUA

15 de dezembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Se já eram alarmantes as manipulações das taxas de juros como o Libor e as cotações cambiais em Londres, nas quais consagradas instituições financeiras internacionais estão efetuando acordos com multas pelas irregularidades constatadas pelas autoridades, a notícia divulgada por Matthew Leising, da Bloomberg, publicada no Valor Econômico é aterradora. Além da manipulação das cotações dos títulos do Tesouro Norte-Americano, cujo mercado supera uma dezena de trilhões de dólares por ano, está se identificando a falta de regulamentações sobre o assunto. Os operadores utilizam avanços tecnológicos de altíssima velocidade para produzir uma isca enganosa conhecida como “spoofing”, segundo o artigo, estimulando o mercado e cancelando posteriormente as mesmas. Os especialistas americanos que estão identificando estas operações alegam que não existem ainda instrumentos legais para coibir tais manobras.

Os praticantes do “spoofing” fingem que estão interessados na compra ou venda a determinado preço no mercado, criando a ilusão de demanda para que outros operadores se mobilizem para atendê-la. Cancelam o interesse inicial e compram ou vendem com os novos preços para lucrarem. Estas operações são conhecidas também como “pull and hit” (ou seja, puxar e bater). Os registros existentes mostram que ocorreram em paralelo em Chicago e em Nova Jersey, entre outras plataformas, em negociações mais rápidas que a velocidade da luz, envolvendo estratégicas combinadas entre operadores.

clip_image001clip_image003

Se os títulos do Tesouro Norte-Americano eram considerados os mais seguros no mundo, os seus volumes cresceram muito com a política monetária dos Estados Unidos chamada de “quantitative easing” que objetivava a desvalorização cambial do dólar e a ampliação dos créditos bancários, visando a recuperação da economia posterior à crise de 2007/2008.

Se suas cotações estão sendo manipuladas para proveito de alguns dos operadores mais importantes e que introduziram inovações tecnológicas sofisticadas em suas operações, são preocupantes indícios da falta de transparência no seu mercado. Demostram a total desconsideração moral nestes mercados financeiros, fugindo dos princípios como os que começaram a ser colocados por Adam Smith e outros pensadores que se seguiram, para o funcionamento adequado do capitalismo e dos mercados.

Todos hão de concordar que os títulos do Tesouro Norte-Americano estão entre os papéis mais importantes no mundo, notadamente quando se ampliou o seu uso. Se as autoridades daquele país não contam com meios para coibir eventuais comportamentos que manipulam o seu mercado, chega-se à preocupante situação que os que detêm poderosas tecnologias acabem se beneficiando, em prejuízo de todos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: