Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Melhoria na Defesa Civil e Redução dos Acidentes de Tráfego

28 de dezembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , , ,

Possibilidade de absorver da experiência externa para defesa civil nos desastres naturais e redução dos acidentes fatais no tráfego

Todos sabem que, apesar dos acidentes naturais nem sempre serem previsíveis, uma parte dos seus efeitos pode ser minorado se houver uma defesa civil adequadamente preparada, aproveitando até as ofertas de assistência de países que acumularam preciosas experiências nestes segmentos. O Japão, por exemplo, já ofereceu assistência técnica em decorrência de terremotos e maremotos que afetam aquele país. Também nos acidentes fatais de tráfego que são elevados no Brasil, existem experiências estrangeiras que mostram que medidas preventivas devem ser tomadas até na educação mais elementares, envolvendo a colaboração dos países. Um mínimo de policiamento parece ser indispensável, além da melhoria da infraestrutura para redução da possibilidade destes acidentes fatais.

 clip_image002clip_image004

Terremoto de Kobe em 1995                                      Efeito do maremoto em Fukushima em 2011

Evidentemente, ainda que muitos treinamentos preventivos sejam adotados no Japão para a ocorrência de terremotos, quando eles excedem em violência nas regiões consideradas menos prováveis seus efeitos acabam sendo desastrosos. Ainda assim, as construções atuais no Japão resistem bem mais do que os disponíveis em outros países, apresentando uma flexibilidade para absorver tremores. As vias elevadas são consideradas críticas, pela possibilidade de que transportes de combustíveis poder provocar incêndios.

Também a população é treinada regularmente, havendo exercíos de evacuação de edificios, fixando os pontos de encontro dos mesmos em regiões estratégicas. Além do dispositivo governamental, todos são treinados para poderem prestar serviços voluntários.

Mesmo fora dos grandes centros urbanos, nas regiões rurais a população conta com um mecanismo de mobilização de voluntários para ajudarem nas tarefas de assistência aos acidentados, havendo uma tradição cultural de trabalho coletivo.

No que se refere aos acidentes de tráfego, as rodovias são projetadas no Japão com inclinações para evitarem acidentes nas curvas consideradas mais perigosas. Mas, os treinamentos mais elementares começam com os estudantes, que nos seus deslocamentos para as escolas contam com a assistência dos pais que sinalizam os pontos críticos do trajeto. A obediência à legislação específica é considerada uma obrigação natural.

clip_image006

Informações detalhadas nas rodovias japonesas

No Japão, as punições para eventuais motoristas que dirigerem depois de consumir álcool são pesadas, e tambem os passageiros são considerados igualmente responsáveis por terem permitido a direção de pessoas que tenham consumido bebidas alcoólicas.

Mas existem também outros exemplos de países que apresentam níveis modestos de desastres no tráfego que valem a pena serem absorvidos, pois os dados brasileiros são exagerados, implicando em elevados custos para atendimento das vítimas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: