Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Otimistas e Pessimistas

27 de dezembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , ,

APESAR DAS DIFICULDADES, DEVERÍAMOS RESSALTAR ASPECTOS QUE ESTIMULEM O OTIMISMO

Observando os noticiários da imprensa escrita, falada e televisada parece que predominam hoje as divulgações de notícias carregadas de pessimismo, quando na realidade, apesar das dificuldades que devem ser reconhecidas, deveriam ser ressaltados os aspectos que deveriam estimular o otimismo. Todos sabem que os otimistas acabam sendo mais felizes, ainda que existam fases na História da Humanidade, como ocorreram nas primeiras décadas posteriores à Segunda Guerra Mundial quando era considerado elegante que os intelectuais curtissem a “fossa”. Como afirmou um analista popular que conhecia bem a alma humana, Joãozinho Trinta, quem gosta de desgraça é intelectual, o povo gosta de alegria.

clip_image001          clip_image003

Filosofo existencialista Jean Paul Satre      Carnavalesco Joãozinho Trinta

Muitos entendem que a economia mundial poderia estar crescendo mais rapidamente, apesar dos Estados Unidos terem registrado um crescimento anualizado de 5% no último trimestre e a China esteja crescendo em torno de 7% ao ano, ambas as cifras impressionantemente elevadas, resultando numa média positiva no mundo, quando já houve períodos longos de recessão mundial.

O preço da energia vem decrescendo atualmente, o que é certamente alvissareiro, pois tivemos muitas crises, como as do petróleo, que criaram problemas em todo o mundo. Apesar de muitas dificuldades, a expectativa de vida vem melhorando em todo o mundo, mostrando que existem muitas condições positivas que estão contribuindo para tanto, inclusive na criticada assistência médica mundial.

Problemas como a ebola estão multiplicando rapidamente as pesquisas para medicamentos para estas terríveis doenças, e muitos médicos e paramédicos estrangeiros estão trabalhando como voluntários para minorarem os sofrimentos dos que estão sendo afetados, que vivem em condições precárias. Como verdadeiros missionários, colocam suas próprias vidas em risco, por questões humanitárias, o que ocorre com frequência no mundo atual.

Corruptos em todo o mundo, como na China e no caso da Petrobras no Brasil, estão sendo processados e certamente serão punidos, o que deve ser considerado um avanço atual, pois muitas grandes empresas empreiteiras, de fornecedores de equipamentos e de exploração de petróleo viviam impunes por séculos em muitos países, apesar de muitas irregularidades, com participações em processos políticos.

Se muitos crimes estão sendo divulgados atualmente com rapidez, é porque houve um sensível avanço na comunicação social, que permite quase instantaneamente que fatos ocorridos em qualquer parte do mundo sejam transmitidos universalmente pelos meios hoje existentes.

O que parece estar acontecendo é uma crescente pressão popular para que muitas melhorias sejam rapidamente implantadas, mesmo sabendo que muitos longos processos judiciais sejam necessários para que haja a verdadeira justiça, que difere do linchamento sumário.

Se a mídia mundial está se comportando desta forma parece que decorre da preferência da população pelos fatos chocantes, quando muitos fatos positivos estão se multiplicando pelo mundo, mas que para muitos não apresentam o charme que desejariam. Os fatos positivos parecem exigir trabalhos persistentes ao longo de muitos anos para proporcionarem os avanços desejados nas diversas sociedades, que certamente ocorrerão.

O que parece recomendável é que sempre que noticiado um fato negativo, procure se destacar o que podemos aprender dele para que o mesmo não continue ocorrendo. Certamente exigirão providências que não podem proporcionar resultados imediatos, mas permitam que a humanidade continue melhorando ao longo do tempo, como já vem ocorrendo há séculos e que certamente continuará se aperfeiçoando, para aumento da felicidade de todos. O que parece possível é reduzir a ganância de muitos que desejam se aproveitar de situações adversas para usufruírem vantagens, como ocorre quando se registram casos de monopólios estatais ou privados, que deveriam ser coibidos.

O que já vinha ocorrendo e parece hoje sofre um lamentável retrocesso é a concentração da riqueza e do poder. Mas as aspirações pela sua melhor distribuição se disseminam por todos os lugares e certamente acabará ocorrendo a sua correção, até para permitir a convivência pacífica de toda a população mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: