Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Aguda Carência de Água em Partes do Brasil

22 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image001Os agudos problemas que estão sendo enfrentados no Brasil com a carência de chuvas obrigam a tomada de ações emergenciais, que não favorecem medidas racionais de efeitos de longo prazo.

 

Sistema de água da Cantareira está em nível crítico

Já postamos neste site que um professor especialista em hidráulica, Lucas Nogueira Garcez, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, já alertava em torno de 1960 que a metrópole paulistana necessitaria cogitar de outras fontes de abastecimento de água, ainda que mais distantes e custosas. Em mais de 50 anos, as muitas administrações públicas pouco fizeram neste sentido.

Todos sabem que o sistema básico de abastecimento de água da metrópole paulistana foi construído pelos ingleses na virada do século XIX para XX, quando as dimensões eram totalmente diferentes, com tubulações que não foram adequadamente mantidas ou aperfeiçoadas, provocando agora uma perda elevada, talvez superior a 30% da água tratada. Não se pode usar a água com desperdícios.

No início dos anos 1960 na CIBPU – Comissão Interestadual da Bacia Paraná Uruguai, o Brasil absorvia a experiência acumulada no Vale do Tennessee nos Estados Unidos durante o governo de Franklin D.Roosevelt, como medida para superar os problemas da Grande Depressão, que começou em 1929.

Já se sabia que o aproveitamento racional da preciosa água precisava ser planejado com cerca de 30 anos de antecedência, no conjunto de todos os seus usos. Geração da energia hidroelétrica, navegação fluvial, abastecimento das indústrias e residências, irrigação, turismo etc. Havia que se providenciar o seu armazenamento do montante para a jusante, pois, mais que o seu volume, o relevante seria o seu fluxo mínimo durante os períodos mais secos.

Mas os brasileiros acabaram se prendendo para suas necessidades mais imediatas, pensando que dispunham da água de forma abundante, ainda que elas estejam distribuídas regionalmente de formas diversas. O Brasil sempre sofreu de irregularidades climáticas que talvez estejam se agravando com a agressão humana à natureza. Parece que perdemos as noções que eram fundamentais para um país da nossa dimensão.

A necessidade é a mãe de muita sabedoria. O que se espera agora é que a atual juventude brasileira absorva profundamente as lições que estamos aprendendo de forma muito dura. Precisamos preservar a nossa natureza, não podemos desperdiçar nem mesmo os recursos que pensamos dispor em abundância e seus múltiplos usos precisam ser considerados no seu conjunto, com trabalhos que demandam muito tempo e paciência.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: