Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Antigos Cerrados Mineiros

20 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image001O cerrado mineiro com exploração extensiva tornou-se hoje um polo importante de produção de hortaliças, começando com um simples projeto de colonização, como uma reforma agrária bem sucedida

Ilustração do artigo do Valor Econômico sobre São Gotardo

Em torno de 1970, eu era o diretor do Banco Central do Brasil, responsável, entre outras áreas, pelo crédito rural. Allyson Paulinelli era o secretário da Agricultura do Estado de Minas Gerais, depois ministro da Agricultura, e resolvemos apoiar o projeto de colonização da Cooperativa Agrícola de Cotia em São Gotardo no cerrado de Minas Gerais, utilizando o BNCC – Banco Nacional de Crédito Cooperativo. Hoje, a área é destaque num artigo de Marcos de Moura e Souza, do Valor Econômico, como um importante centro produtor de hortaliças, apesar da seca que atinge o Brasil. Utilizam o pivô central para efetuar uma irrigação eficiente.

Era um projeto que antecedia o do desenvolvimento dos cerrados de Minas Gerais com a colaboração japonesa. Hoje, toda esta região que era de exploração extensiva é uma das de agricultura mais intensiva, contando com diversas safras por ano. Além da produção de cenouras, beterrabas, abacates, alhos e outros produtos que vão ser escoados para os principais centros brasileiros, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, chegando até o Nordeste e a Amazônia.

Estes projetos de colonização privado eram, na realidade, de verdadeira reforma agrária, apresentando famílias de agricultores, contando com assistência técnica e creditícia, que permitiram o progresso social dos mesmos, que hoje se encontram na terceira geração. Muito trabalho foi acumulado ao longo do tempo, com persistência, até chegar ao estágio atual, mostrando que existem possibilidades, mas muitas condições são necessárias, até o aprendizado sobre os erros cometidos, como o que levou ao desaparecimento da CAC – Cooperativa Agrícola de Cotia.

A íntegra do artigo pode ser acessado no http://www.valor.com.br/agro/3867446/polo-mineiro-de-hortalicas-ja-gera-receita-de-r-1-bilhao .



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: