Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Balanço da Atuação de Alberto Youssef no Site da Bloomberg

14 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , , ,

clip_image001O site da Bloomberg faz um balanço da atuação de Alberto Youssef, que se tornou a figura chave da Lava Jato pelas suas delações premiadas, e que tem um longo histórico de atividades criminosas. O artigo pode ser acessado na sua íntegra no http://www.bloomberg.com/news/2015-01-14/the-talented-mr-youssef-brazil-s-black-market-central-banker.html.

A morosidade da Justiça brasileira, lamentavelmente, permitiu que um criminoso como Alberto Youssef com tantos crimes na sua carreira chegasse a ponto de se tornar a figura chave do processo conhecido como Lava Jato, com suas delações premiadas, até ser objeto de um artigo de destaque no site da Bloomberg.

Ele é descrito como o banqueiro central do mercado negro do Brasil, um criminoso que usa um jato executivo particular e carros blindados para as suas atividades e organizava festas com muitos participantes. Conhecido desde 1980 pelas suas atividades ilegais, como contrabandos, depois na década dos 1990, relacionados com o caso Banestado, onde uma instituição oficial do Estado do Paraná já era usada para operações fraudulentas de lavagem de dinheiro.

Ele foi ampliando suas atividades até chegar em 2006 tanto à Petrobras como outras estatais, com o envolvimento de grandes empresários e autoridades, alguns deles que estão amargando prisões preventivas, dormindo sobre colchões precários em Curitiba.

Seus advogados alegam que ele sofre de problemas cardíacos e está com uma forte redução de peso, conseguindo autorizações para receber tratamentos fora das prisões eventualmente. Ele objetiva cumprir suas penas em casa. Para a opinião pública, é incompreensível que venha a ser contemplado com reduções substanciais de eventuais penas, diante das suas indicações de muitos outros envolvidos, onde as autoridades não conseguiriam provas concretas para incriminá-los.

Suas indicações dos mecanismos utilizados como as nomeações dos empresários e autoridades envolvidos, com todos os detalhes, envolvem documentos com mais de mil páginas.

Ele conseguiu envolver-se com o diretor da Petrobraás, Paulo Roberto Costa, que foi preso em março de 2014, e também continua prestando delação premiada, dentro de um acordo judicial.

Toda esta operação gigantesca efetuada pelas autoridades judiciais brasileiras é demorada, devendo continuar a ser desenvolvida nos próximos meses até chegar aos julgamentos que podem demandar mais tempo, até a decisão final e irrecorrível.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: