Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Complexidade Europeia e Mundial Com a Grécia

26 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , , ,

clip_image001 A Grécia tem uma grande importância histórica na Europa e seus problemas econômicos e políticos podem dificultar a já difícil situação europeia pelos seus efeitos demonstração.

Efeitos econômicos e políticos das eleições gregas para a Europa e o mundo.

Apesar da população grega representar hoje somente cerca de 2% da europeia, todos sabem da sua importância histórica para a civilização ocidental, que antecedeu ao Império Romano. Suas recentes dificuldades econômicas também vêm complicando a Europa que se esforça em manter uma unidade, ainda que apresentando diferenças substanciais entre as situações dos seus países componentes.

Para superar parte destas dificuldades, o BCE – Banco Central Europeu vem se esforçando para programar a política monetária e cambial visando recuperar a economia continental. Ainda assim, os resultados preliminares das eleições informam que, mesmo sem contar com a maioria dos eleitores, uma oposição de esquerda venceu as eleições neste fim de semana na Grécia. Contraria frontalmente qualquer política econômica de contenção de suas despesas públicas que já apresentavam dificuldades em todo o continente.

A economia mundial, que já conta com a recuperação da economia norte-americana e redução dos custos energéticos, necessita contar com as mesmas tendências que aparentam ser difíceis, tanto na Europa como em países asiáticos como o Japão. Entre os países chamados emergentes, também ficam claras as necessidades de reformas substanciais.

A situação política em diversas regiões já se apresenta complexa e tende a ficar agravada sem uma recuperação econômica. Neste quadro, o embate político entre os que são partidários das austeridades e dos que desejam ampliar voluntariamente as assistências sociais tende a se agravar.

A Grécia parece ter tomada a sua opção, não se sabendo como a Comunidade Europeia e o mundo poderão absorver estas ampliações das aspirações, que nem sempre cabem dentro dos orçamentos. A tendência de extravasar para outros países estes fenômenos como efeito demonstração é uma preocupação que se adiciona ao mundo atual.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: