Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Consequências do Yen Fraco

19 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image001Um artigo do The Wall Street Journal informa que existiria uma tendência para que algumas empresas que se encontram no exterior retornem ao Japão, o que ainda não parece ter acontecido.

Indústrias eletrônicas japonesas retornando para o Japão

Um artigo publicado por Eric Pfanner o The Wall Street Journal, inserido em português no Valor Econômico, informa que haveria uma tendência para que empresas japonesas de produtos eletrônicos voltem ao Japão, depois da forte desvalorização do yen, o que está tornando os salários japoneses competitivos com relação aos países estrangeiros, inclusive a China.

No entanto, ainda que as importações japonesas do exterior tendam a se reduzir enquanto suas exportações indicam indícios de aumento, ainda é muito cedo para que estes movimentos apresentem resultados. Muitos empresários, como a da indústria automobilística, não pretendem alterar suas localizações atuais, pois o Japão continua contando com um mercado interno com poucas perspectivas de um crescimento rápido. As exportações apresentam normalmente uma defasagem com relação às mudanças cambiais.

É preciso considerar que também o Japão continua contando com carência de recursos humanos e estas empresas necessitariam estar altamente mecanizadas. É preciso considerar, ainda, que o câmbio é um dos fatores importantes, mas existem outros que mantêm as empresas localizadas no exterior competitivas.

A economia japonesa também não é a mesma do período em que destacou como um tigre asiático, que dependia fortemente das exportações. Hoje, além dos mercados externos, há que se contar também com o mercado interno.

Quando a economia mundial está apresentando fortes mudanças, não só cambial como dos custos de energia, além de considerações sobre o meio ambiente, a decisão das localizações acabam dependendo de um grande conjunto de fatores.

Ainda que a poluição que se observa em muitas grandes cidades chinesas, sempre existe a esperança que, com as alterações dos custos de energias como os decorrentes dos gases, acabem forçando mudanças, até por questão de sobrevivência da população. Também não se podem minimizar os custos das transferências das empresas de um país para outro.

No entanto, o câmbio como um dos preços relevantes na economia, não pode ser minimizado nos seus efeitos, principalmente de prazo mais longo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: