Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Difíceis Mudanças Estão Ocorrendo no Japão

30 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image002As mudanças para igualdade dos sexos no Japão parecem que estão se acelerando, ainda que as dificuldades sejam grandes. As necessidades de recursos humanos adicionais reforçam estas mudanças.

Sayaka Osakabe, símbolo no Japão do direito das mulheres

Um artigo publicado por Devin Stewart no Foreign Affairs informa sobre os esforços que estão sendo feitos em diversos setores da sociedade japonesa para que o tratamento entre diferentes sexos seja o mais igual possível, a começar pelo emprego mesmo para as mulheres que possuem crianças menores, que por vezes exigem tratamentos especiais.

Com a redução da população japonesa e seu envelhecimento, o primeiro-ministro Shinzo Abe, na sua política denominada Abeconomics, está estimulando que as mulheres adicionem a sua capacidade de trabalho, o que já vem ocorrendo, mas dentro de um processo de mudança que não aparenta ser fácil.

Nos altos escalões das empresas japonesas, somente 1,1% estão ocupados por mulheres, enquanto nos Estados Unidos já se atingiu 14%. Ainda que se conte com muitas empregadas japonesas, estas são encaminhadas para funções subalternas, sem a possibilidade de carreira como os homens. Existem poucas creches e a jornada de trabalho das mulheres não apresentam flexibilidade para cuidar dos seus filhos e da administração de suas residências. Em muitas organizações, existem horas extras que podem se prolongar até altas horas e os que não podem acompanhar este sistema acabam sendo prejudicados em suas carreiras.

Na realidade, havia uma cultura de que os homens eram os responsáveis por prover os recursos indispensáveis para as famílias, e as mulheres cuidavam da educação dos filhos e administração de suas residências. O que vem já ocorrendo no Ocidente há algum tempo, com a melhor divisão das tarefas de todos estes encargos, ainda não ocorriam para os homens no Japão, mas isto está mudando.

Na administração pública nacional, em 1988 havia três por cento de mulheres, passou para 20 por cento em 2004 e agora está se aproximando de 30 por cento. A percentagem de funcionárias em idade para terem filhos está prevista para duplicar de 15 para 30 por cento no futuro próximo. Isto está exigindo mudanças nas formas pelas quais as diferenças de sexos estão sendo tratadas.

Estas funcionárias estão realizando reuniões entre elas para exigirem que seus direitos sejam respeitados, como vem ocorrendo nas empresas. Existem resistências dos funcionários mais idosos que temem a nova concorrência, mas ainda que lentamente está se observando mudanças, inclusive com algumas chegando às posições de diretores, ainda em pequeno número.

Algumas empresas estão estimulando estes movimentos, mas ainda são em pequeno número. Muitos exemplos estão merecendo destaque nos meios de comunicação, alertando sobre absurdas discriminações, como no caso de Sayako Osakabe que acabou virando um exemplo notório, pois processou o seu chefe por assédio sexual, tendo sofrido um abordo. Ajuda agora outras mulheres com uma espécie de ONG.

O que parece estar acontecendo é que muitas mulheres estão se destacando na política, com o aumento de parlamentares e até ministras ocupando pastas importantes. Não se fala do tradicional feminismo, mas de condições para as que desejam ocupar cargos importantes mesmo tendo que cuidar dos seus filhos.

O movimento que atua nas mais variadas frentes está merecendo também atenções dos homens que estão se conscientizando que proporcionavam tratamentos inadequados para suas esposas, alguns tentando corrigi-los. As mudanças são importantes, e as mulheres não devem ter a responsabilidade de servirem chá, e os que o desejarem devem utilizar as máquinas para tanto.

Deve-se reconhecer que estas mudanças são difíceis, pois em muitas organizações públicas ou privadas recebem as visitas, principalmente de estrangeiros, com tratamentos corteses oferecidas por jovens atraentes e treinadas para tanto, que seria uma característica da cultura japonesa.

Também por muito tempo o Japão valorizou o sacrifício de seus funcionários pelas organizações em que trabalhavam. Mudar tais valores não é algo fácil e os esforços que estão sendo feitos merecem apoio e aplausos, reconhecendo que tais diferenciações também ocorrem em diversas outras culturas, ainda que tendam também a ser alteradas.

Muitas empresas de porte e operação internacional estão encabeçando mudanças que acabarão sendo regulamentadas pelas autoridades japonesas, ainda que com contrariedade de forças respeitáveis.

Observa-se que até a linguagem está sendo alterada, pois muitas palavras em japonês eram exclusivas de homens e mulheres, diferenciadas pelas idades e posições sociais dos interlocutores. Estão se estimulando os tratamentos que são neutros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: