Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Esforços dos Estrangeiros no Japão

14 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Entre os imigrantes estrangeiros que procuram se adaptar às condições japonesas aproveitando suas habilidades destacam-se os filipinos.

Filipinas participam do seminário visando qualificar-se para implantarem escolas de inglês no Japão.

O Japão, que enfrenta um grave problema de diminuição de sua população, deveria aproveitar melhor os imigrantes como os filipinos, que procuram se adaptar às condições vigentes no país, facilitando ao máximo as possibilidades de integração com os japoneses. Mas as medidas tomadas pelas autoridades japonesas continuam contraditórias, como a suspensão das possibilidades de previdência social para os estrangeiros, como medida de contenção de suas despesas.

As filipinas estão entre as que mais se qualificaram, aprendendo o japonês para poderem atender as necessidades dos idosos. Pessoalmente, conheço uma que, pelas suas altas qualificações, acabou se casando com um diplomata brasileiro, atingindo o elevado status de embaixatriz. Um caso citado num artigo do The Japan Times informa que algumas, com elevadas qualificações, procuram se habilitar a manter escolas de língua inglesa no Japão, efetuando seminários para tanto, concorrendo com norte-americanas, canadenses e britânicas, que usam o inglês desde as suas origens.

Também se informa que estão elaborando um filme mostrando como os filipinos estão ajudando os japoneses, como no caso da catástrofe de Fukushima, para uma divulgação mais ampla, com o suporte da Toyota.

Muitas filipinas se casaram com japoneses, pois as japonesas estão evitando a responsabilidade de constituir famílias. As que possuem habilidades como de contabilidade adquiridas nas Filipinas estão exercendo algumas destas atividades no Japão, notadamente nas empresas familiares de pequeno porte.

Estes imigrantes estrangeiros, para saírem de situações mais difíceis dos seus países de origem, são lutadores e com variadas iniciativas estão procurando se consolidar no Japão, nos mais variados setores, empenhando-se na aculturação, sabendo das restrições que sofrem por parte de muitos japoneses, como ocorre em todo o mundo. São lutadores que qualquer país gostaria de contar em maior volume, mesmo sabendo que sofrem discriminações. O artigo menciona diversos casos que estão superando as dificuldades existentes, constituindo-se em exemplos a serem imitados.

Dentro da atual orientação do Abeconomics, procura-se ampliar o uso dos trabalhos femininos e isto acaba gerando oportunidades que deveriam ser facilitados para as contribuições também dos estrangeiros, que ajudariam a minorar parte dos problemas de redução da população, com consequente redução da demanda local.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: