Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Experiente Jornalista Brasileiro Escreve Sobre o Japão

23 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Mesmo numa visita rápida ao Japão, Mario Sergio Conti capta características importantes dos japoneses, o que poderia se contrabalancear também com as mazelas, como ensina Oliveira Lima.

 

O experiente Mario Sergio Conti escreve na sua coluna na Folha de S.Paulo sobre suas impressões da visita ao Japão

Mario Sergio Conti é um dos mais experientes jornalistas brasileiros e na sua longa carreira já passou pelos mais importantes veículos de comunicação social do Brasil. Visitou recentemente o Japão, onde pode contar com a valorosa assistência da Mari Hirata que por lá vive muitos anos, casada com um japonês.

Sua coluna semanal na Folha de S.Paulo não poderia deixar de registrar algumas características importantes dos japoneses, como a grande igualdade que existe entre eles e que nada teria de socialismo. Ainda que seja bom registrar estas qualidades, como o respeito aos outros, não se poderia ter um quadro completo sem uma lição como a proporcionada por Oliveira Lima, que informa que as primeiras impressões são as melhores e que devem ser registradas, mas com a convivência por um período vai mostrando também as suas mazelas, e para um julgamento justo haveria necessidade de um equilíbrio nestas observações.

Como muitos turistas, ele visitou o mercado de Tsukiji, certamente na companhia da experiente Mari Hirata que possivelmente conhece a região com profundidade. Ainda que esteja se providenciando a sua mudança nos próximos anos, o que parece se observar é que toda a metrópole de Tóquio passa por constantes remodelações, com novos complexos substituindo os tradicionais, ainda que preservando o indispensável.

Um exemplo é o teatro de Kabuki que também fica próximo da região de Ginza, que conta com novas edificações, mas preserva o necessário das tradições japonesas. Nem sempre isto se observa em todos os lugares, e a região central daquela cidade está totalmente remodelada, preservando-se somente a estação de Tóquio, mantendo-se o seu teto, mas com todo o seu interior alterado.

Ainda que a integração dos japoneses com os estrangeiros sempre seja difícil, por ser um povo vivendo num arquipélago por muito tempo e com baixas miscigenações, há que se admitir que os japoneses também fazem parte de um mundo globalizado, recebendo no ano passado um surpreendente recorde de turistas de todo o mundo, com destaque aos seus vizinhos asiáticos.

As adaptações são difíceis de serem observadas numa rápida visita, pois os comportamentos dos jovens e o linguajar hoje utilizado adapta expressões decorrentes do uso intensivo das tecnologias de comunicação. Há que se pesquisar para localizar bolsões onde o tradicional do Japão ainda é preservado.

O problema da redução da população japonesa e seu envelhecimento gera muitas mudanças, como as que estão sendo constantemente apontadas neste site. Mas, as observações de Mario Sergio Conti também contribuem para constatar algumas caracteristicas que nem sempre são percebidas por observadores menos experientes.

A integra do artigo pode ser acessado no http://www1.folha.uol.com.br/colunas/mariosergioconti/2015/01/1579045-anotacoes-niponicas.shtml



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: