Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Experiência e Equipe no Ministério da Fazenda

6 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002O aspecto mais importante da posse de Joaquim Levy no Ministério da Fazenda parece ser a sua escolha por uma equipe experiente.

O ministro da Fazenda Joaquim Levy escolheu uma equipe experiente para ajudá-lo em sua gestão

Toda a imprensa brasileira está destacando aspectos do discurso de posse do ministro Joaquim Levy ou o suporte que ele teria ou não da presidente Dilma Rousseff. Mas a marca mais importante que chama a atenção dos que possuem experiência nestes assuntos parece ser a escolha de uma equipe competente para assessorá-lo. Todos sabem que uma andorinha só não faz verão.

O Ministério da Fazenda é uma instituição das mais complexas na administração pública, e, mesmo com a designação de muitos outros ministros conhecidos do público, os mais experientes sabem que os principais instrumentos de política econômica estão concentrados nela. Os que são seus subordinados diretos como aqueles que precisam se manter coordenados com ele sabem também de sua importância vital para o governo.

Naturalmente, o ministro da Fazenda acaba sendo o comandante da política econômica, e principal auxiliar da Presidência da República, mesmo com toda a complexidade da administração pública.

Ele escolheu para a Secretaria Executiva, que funciona também como um vice-ministro, um funcionário de carreira do Tesouro Nacional, Tarcisio Godoy, que, além da experiência neste orgão, tem importantes cursos efetuados no exterior e passagem pela administração privada.

clip_image003clip_image004clip_image006

Tarcísio Godoy                                   Marcelo Barbosa            Jorge Rachid,

Marcelo Barbosa Saintive foi designado secretário do Tesouro Nacional. Ele já trabalhou com Joaquim Levy no Tesouro e exercia cargo no Ministério da Fazenda. Será a torneira que liberará os recursos disponíveis.

Jorge Rachid, que já foi Secretário da Receita Federal, volta ao cargo. Ele é funcionário de carreira. Este cargo é fundamental para o aperfeiçoamento do sistema tributário nacional.

Como os exemplos destacados acima, existem muitos outros importantes cargos no Ministério da Fazenda, onde os escolhidos se destacam pelas suas carreiras e curriculos acadêmicos, como experiências na administração pública.

Tudo indica que o ministro Joaquim Levy está se consolidando no comando da economia brasileira, contando com liberdade para a designação de competentes funcionários, e a interferência na sua tarefa, por quem quer que seja, não será fácil ou terá um custo muito elevado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: