Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Início da Bossa Nova em São Paulo

4 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image002Claudette Soares escreve sobre sua participação na vinda da Bossa Nova para São Paulo em torno de 1960, atuando no João Sebastião Bar, por sugestão do Ronaldo Boscoli

Claudette Soares cantava regularmente no João Sebastião Bar

Nesta época, eu que estudava na FEA-USP que ficava na Vila Buarque, morava num apartamento na Rua Major Sertório, vizinho do João Sebastião Bar, que pertencia a Paulo Cotrim, de um lado e, do outro, o Ela, Cravo e Canela, outro estabelecimento do mesmo gênero. Era onde se concentravam os espetáculos da música popular brasileira, com os melhores artistas brasileiros da época.

Claudette Soares inaugurou o João Sebastião Bar e ela relata que contou com a presença de Vinicius de Moraes que lhe ofereceu a canção “Primavera” para interpretar. O lugar contava regularmente com o pianista Pedrinho Mattar e muitos jovens talentos, como Toquinho, Chico Buarque e Taiguara, que lá compareciam com suas primeiras músicas.

Entre os já mais conhecidos destacavam-se Johnny Alf, Geraldo Vandré e Alaíde Costa, todos que completam mais de 60 anos de carreira atualmente. Passavam pelo bar figuras como Carlos Lyra, João Gilberto, Hermeto Pascoal, Arthur Moreira Lima e Cesar Camargo Mariano, ainda antes de se tornarem famosos no Brasil e no mundo.

Em 1964, ela gravou com Cesar Camargo Mariano o “Claudette é Dona da Bossa”, primeiro trabalho dele em disco como pianista e arranjador. É preciso lembrar, também, que nesta época se consolidava o Zimbo Trio. Ela informa que até Kirk Douglas, que já era consagrado em Hollywood, vinha conhecer o que estava sendo feito no Brasil em termos de Bossa Nova.

Claudette Soares que era uma carioca acabou criando raízes em São Paulo, tendo desempenhado um papel importante na inclusão desta cidade como outro reduto de Bossa Nova, além do Rio de Janeiro. Assisti a alguns destes espetáculos, onde sempre participavam os mais conhecidos artistas brasileiros, numa época de ouro para a música popular brasileira, que continua até hoje fazendo grande sucesso no mundo.

Nesta região da Vila Buarque, estavam importantes estabelecimentos universitários, como a Faculdade de Filosofia, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, a Faculdade de Economia, Escola de Sociologia e Política, todos atualmente da Universidade de São Paulo, antes da consolidação do seu campus, bem como uma privada, a Universidade Mackenzie. Era uma área propícia para inovações como a Bossa Nova.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: