Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Investimentos Estrangeiros no Mundo

30 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , , , ,

Em 2014, o Brasil foi um dos países no mundo que se destacou pelo recebimento de investimentos estrangeiros, ainda que parte seja de aquisição de empreendimentos brasileiros e as perspectivas para 2015 sejam menos favoráveis.

clip_image002

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ilustração apresentada no jornal O Estado de S.Paulo, mostrando que o Brasil estava melhor que outros países

 

 

Evidentemente, a China continua se destacando, superando até os Estados Unidos pela primeira vez. Ainda que os dados destaquem Hong Kong, que muitos consideram também como parte da China, ainda que goze de tratamentos diferenciados. Num ano de incertezas como 2014, os dados gerais apresentaram decréscimos, que não foram expressivos no caso brasileiro.

As informações são que os investimentos estrangeiros no Brasil no ano passado concentraram-se na área automotiva, farmacêutica e informática, mostrando que mesmo com as dificuldades estão introduzindo algumas tecnologias novas. Acabaram totalizando US$ 62 bilhões, que não deixa de ser uma cifra expressiva, ainda que as informações não sejam mais otimistas para 2015.

Uma parte destes investimentos decorreu das vendas de parte das empresas brasileiras, mostrando que os empresários estrangeiros pensam num retorno de prazo mais longo, acreditando que o Brasil voltará ao crescimento, ainda que tenha alguns anos de ajustes. Estes dados foram coletados na Conferência da ONU para Comércio e Desenvolvimento – UNCTAD.

Há uma preocupação naquela entidade que 2015 seja difícil por causa das receitas brasileiras com as exportações de minérios e commodities agrícolas, ao que deve se acrescentar as correções que estão sendo efetuadas na política econômica brasileira.

A íntegra do artigo elaborado por Jamil Chade, correspondente de O Estado de S.Paulo na Suíça, pode ser acessado no http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,pela-1-vez-china-supera-eua-como-maior-destino-de-investimentos,1626546.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: