Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

José Scheinkman é dos Mais Destacados Brasileiros no Mundo

30 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image002O brasileiro José Scheinkman talvez seja hoje o mais destacado no mundo acadêmico mundial, destacando-se em economia e matemática, e recebe o honroso Prêmio CME Group – MSRI.

 

Professor José Scheinkman, economista, matemático, foi chefe do Departamento de Economia na Universidade de Chicago, professor de Economia na Universidade de Columbia e Princeton

O professor José Scheinkman é certamente o brasileiro mais destacado atualmente nos meios acadêmicos mundiais. Tem um invejável currículo de ter sido chefe do Departamento de Economia da Universidade de Chicago, onde estão e tornaram Prêmio Nobel muitos professores destacados no mundo. Leciona nada menos que na Universidade de Columbia e na Universidade de Princeton. Alia a sua elevada capacidade de economista e de matemático, o que é raro no mundo. Recebe agora o Prêmio CME Group – MSRI, que foi conferido até agora a poucos.

Ser professor na Universidade de Chicago já é uma grande honra. Ser o chefe do seu Departamento de Economia, tendo como colegas muitos Prêmios Nobel, já é uma distinção que o diferencia de poucas pessoas no mundo. Foi quando tive conhecimento de sua excelente qualidade, raríssima entre os brasileiros.

Atualmente, ele é professor de Economia na Universidade de Columbia e de Princeton. Numa só destas universidades já seria um currículo que impressionaria a todos. Muitos matemáticos consideram economistas que se dedicam aos assuntos econômicos normalmente de qualificação não muito destacada. Ser reconhecido em ambas as áreas deve ser considerado uma rara excepcionalidade.

O Prêmio que ele vai receber nos próximos dias procura reconhecer acadêmicos que contribuem com conceitos originais em métodos matemáticos, estatísticos ou computacionais para estudo do comportamento dos mercados e da economia global. Trata-se da aplicação dos mais refinados instrumentos na realidade da economia, quando muitos são tão abstratos que não são aplicáveis ou não funcionam nas análises de casos reais.

Seus estudos recentes lançam luzes sobre a construção de modelos matemáticos sobre uma ampla variedade de fenômenos econômicos e sociais, como flutuações econômicas, a natureza da concorrência, o crescimento das cidades, a atividade econômica informal, a distribuição da criminalidade e a dinâmica das bolhas de preços.

MSRI é a sigla do The Mathematical Sciences Research Institute, e CME é a sigla do Center for Innovation, e o grupo que promove a seleção para o Prêmio conta com o que há de mais destacado no mundo acadêmico mundial nestas áreas do conhecimento humano. O Prêmio também envolve uma quantia em dinheiro, que é o menos relevante.

Para o Brasil, esta premiação é uma grande honra, e ainda que José Scheinkman seja conhecido no modesto mundo acadêmico brasileiro, efetuando diversas visitas e palestras pelo país, ainda não é reconhecido pelo grande público.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: