Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Veículos Com Tecnologia de Células Combustíveis

6 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image002A Toyota está oferecendo até aos concorrentes o uso temporário de 5.680 patentes para veículos com tecnologia de células combustíveis, abastecidos com hidrogênio, mais eficientes que os elétricos

Mirai da Toyota na exposição de Las Vegas.

Como os veículos que utilizam a tecnologia de células combustíveis com uso de hidrogênio dependem de uma massa crítica que poderia ser atingida com muitas indústrias automobilísticas competindo neste mercado, a Toyota está oferecendo o uso temporário de suas 5.680 patentes de forma gratuita até fins de 2020, como anunciado esta semana em Las Vegas, USA, numa exposição chamada 2015 Consumer Eletronics Show.

Estes veículos são amigáveis ao meio ambiente, pois produzem um mínimo de dióxido de carbono, e o modelo Mirai (que significa futuro), deve atingir a venda de 3 mil unidades até o final de 2017. São denominados FCVs – Fuel Cell Vehicles. Há necessidade de uma rede de postos de serviços para fornecimento de hidrogênio.

Segundo as noticias divulgadas por diversos jornais, das 5.680 patentes, 1.970 referem-se ao abastecimento de pilhas de células, 3.350 para o controle do software do sistema de célula combustível, 290 relacionados com tanques de hidrogênio de alta pressão e 70 relacionados aos postos de hidrogênio.

Os FCVs estão equipados com pilhas de células de combustível, e a eletricidade é gerada quando o hidrogênio é injetado nas pilhas, A energia aciona o motor. Estes veículos são mais eficientes que os elétricos, e podem viajar 650 quilômetros sem reabastecer, e só produzem água, contribuindo para a redução das emissões de gases com efeitos estufa e conter o aquecimento global.

Muitos fabricantes de automóveis no mundo já estão pesquisando o uso de hidrogênio. As redes de abastecimentos só se tornarão viáveis com uma massa destes veículos. Parece que as perspectivas são boas para veículos cada vez menos poluentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: