Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Considerações Sobre o Carnaval Brasileiro

16 de fevereiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image001O carnaval brasileiro é reconhecido no mundo como o mais expressivo, sendo importante para demonstrar a criatividade e a alegria de viver dos brasileiros.

 

Uma das escolas de samba desfilando em São Paulo

Muitos reconhecem o carnaval brasileiro é o maior espetáculo do mundo, superando as limitações existentes do ponto de vista econômico no país. Permitem expressar a criatividade dos brasileiros, em grande parte decorrente da forte miscigenação de raças e culturas que ocorre no Brasil. Um dos aspectos reconhecidos no exterior é que a música brasileira e as formas como são apresentadas são marcas fortes que influenciam o que ocorre nas manifestações populares em vários países.

Evidentemente, existem distorções provocadas com o monopólio televisivo do espetáculo dos desfiles das grandes escolas de samba, além dos patrocínios que induzem aos desvios. Mas as retomadas das forças dos blocos e das manifestações regionais parecem compensá-las, servindo de um importante mecanismo para a manifestação da alegria espontânea do povo brasileiro, que demonstram a diversidade existente no país.

clip_image002

Blocos locais e regionais facilitam as manifestações mais espontâneas das alegrias do povo brasileiro

Ainda que a influência comercial seja inevitável nos eventos que reúnem grandes multidões, bem como alguns problemas compreensíveis, parece que as tendências atuais favorecem as demonstrações de alegrias mais espontâneas, que acabam sendo objeto de admiração de muitos estrangeiros. Muitos turistas estrangeiros se deslocam até do outro lado do mundo para tanto, o que poderia ser explorado de forma mais organizada.

Mesmo com o desejo de muitos em aproveitar o carnaval para as promoções de suas imagens, o que se verifica que ainda a maioria dos participantes são populares, até modestos, que se empenham o ano todo para poder usufruir de alguns momentos importantes de alegria.

Afinal, não é só do trabalho que vivem os seres humanos, e momentos de desconcentração são importantes, além das formas de manifestações culturais que caracterizam um povo. O que parece desejável é que esta criatividade, espontaneidade e a alegria ocorressem também em outras atividades dos brasileiros, que passam agudas limitações.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: