Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupantes Comportamentos de Alguns Brasileiros

9 de fevereiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , ,

Os sentimentos de alguns brasileiros sobre a situação atual no Brasil acabam sendo preocupantes, do ponto de vista pessoal e econômico.

clip_image002clip_image004

Ilustração do artigo do The Wall Street Journal                Ilustração da Pesquisa feita pela Datafolha

Dois artigos publicados, o primeiro no jornal Valor Econômico, reproduzindo o publicado por Reed Johnson, Jeffrey Lewis e Luciana Magalhães no The Wall Street Journal, e outro na Folha de S.Paulo, de autoria de Mauro Paulino e Alessandro Janoni, informam sobre aspectos preocupantes dos comportamentos de alguns brasileiros.

No primeiro, informa-se que alguns brasileiros, possivelmente de rendas mais elevadas, estão preferindo adquirir imóveis no exterior, como na Flórida, Estados Unidos, para lá transferirem suas residências. Estariam preocupados com os problemas de segurança física no Brasil, e, depois da reeleição de Dilma Rousseff, com a segurança de seus bens. Isto também estaria se intensificando com investimentos em outros países, como expresso no gráfico ilustrativo acima, que informa sobre os investimentos feitos no exterior.

Outro, decorrente de uma pesquisa efetuada pela Datafolha, informa que 59% dos pesquisados informam que o Brasil seria ótimo ou bom para se viver, enquanto para 28% seria regular, ao mesmo tempo em que para 13% seriam ruim ou péssimo, e certamente estes estariam procurando residências no exterior, desde que tenham condições econômicas para tanto.

Também na mesma pesquisa, 74% dos pesquisados informam que sentem mais orgulho do que vergonha de serem brasileiros, enquanto 24% mais vergonha do que orgulho. Pelo que se sabe, este tipo de pesquisa não foi feito no passado, o que permitiria verificar a sua evolução.

Estes dados não seriam tranquilizadores, ainda que não possam ser alarmantes. Mas, certamente, são preocupantes, pois indicam que um percentual bastante elevado, ainda que não a maioria, se sentem numa situação desconfortável.

É preciso contrabalancear com muitos brasileiros que foram obrigados a morar no exterior para terem boas condições de trabalho ou até sobreviverem, e, com a crise que atinge muitos países, estão sendo obrigados a retornar, e, quando possuem filhos, muitos enfrentam situações desagradáveis de suas adaptações às novas situações.

Também é preciso admitir que o número de imigrantes estrangeiros, notadamente de países em desenvolvimento e até de europeus, diante da falta de emprego nos seus países de origem, estão procurando o Brasil. A mobilidade dos recursos humanos tornou-se uma realidade no atual mundo globalizado.

Isto também acontece com muitos aposentados ou idosos, como nos Estados Unidos, que de regiões mais frias passam a procurar viver em regiões mais quentes, como a Flórida ou a Califórnia. De qualquer jeito, pesquisas mais profundas deveriam ser feitas para identificar as causas que estão provocando tais fenômenos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: