Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Trucks Food e Alternativas em São Paulo

23 de fevereiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: ,

clip_image002Existe uma ansiedade em São Paulo para o oferecimento de alternativas de alimentações mais baratas e saudáveis, adaptando-se o que já se observa em muitos lugares no exterior.

Butantan Food Park que reune muitos foods trucks

Observam-se em muitos lugares do mundo a disseminação dos foods trucks e a aglomeração dos mesmos em terrenos baldios para atrair uma clientela interessada em alimentações de qualidade com preços módicos. Sempre existiram locais nas vias públicas, como em Nova Iorque onde alguns veículos estacionados nas esquinas de vias movimentadas ofereciam hot dogs e outros produtos que vieram evoluindo no tempo. Agora, a mania é dos chamados foods trucks que apresentam alimentos um pouco mais completos, utilizando veículos adaptados que oferecem o mínimo de higiene indispensável.

Este tipo de lugares para alimentações baratas e rápidas se espalharam pelo mundo, sendo encontrado até em Tóquio, onde muitos terrenos baldios estão sendo aproveitados para o estacionamento de alguns foods trucks oferecendo variadas alimentações. São Paulo também começou a espalhar estes foods trucks de forma rudimentar aproveitando inicialmente alguns espaços, para depois permitirem aglomerações mais estáveis em terrenos baldios mais amplos, como o caso do Butantan Food Park.

O local é bastante amplo, permitindo que mais de 20 foods trucks utilizem a localidade, que conta também com mesas para os usuários. Predominam sanduíches como o de variados hambúrgeres com diferentes apresentações e preços. Também alimentos de diversos países como latino-americanos e europeus acabam presentes, oferecidos de formas simples, guardando um mínimo de qualidade. Também sobremesas e bebidas são oferecidas contando uma ampla gama de variedades para serem escolhidas pelos clientes.

O que se sente neste local são a carência de alimentos leves como os incluindo legumes e frutas, predominando carboidratos e proteínas. Mas, para compensar, também estão se multiplicando feiras de produtos orgânicos em várias partes da cidade. O pioneiro foi a feira do Parque da Água Branca onde há muitas décadas os produtos orgânicos, apresentados pelos próprios produtores, são oferecidos aos consumidores.

clip_image003

Tradicional feira orgânica do Parque Água Branca

Lamentavelmente, os produtos preparados para imediato consumo restringem-se somente ao café da manhã, ainda que com variados ingredientes, todos preparados com produtos orgânicos. Como diversos restaurantes com produtos orgânicos se espalham por São Paulo, seria interessante que fossem agrupados numa localidade para oferecer opções para os consumidores, além de provocar uma saudável concorrência que deve contribuir para melhorar a sua qualidade e a alimentação dos paulistanos. E sempre existe a esperança que o exemplo de São Paulo venha a ser adotado em diversas partes do país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: