Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Incrível Parceria do Estadão com o The Economist

1 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

O incrível anúncio de um acordo de exclusividade que o jornal O Estado de S.Paulo publica ter conseguido com a revista inglesa The Economist causa surpresa e gera dúvidas.

Logo-Estad-oeconomist copy

Conheci o jornal O Estado de S.Paulo antes de aprender a ler, pois o meu pai o lia diariamente durante o período da Segunda Guerra Mundial, ainda que não tivesse o domínio do português. Era o jornal disponível em São Paulo que mais trazia notícias sobre a evolução da guerra em diversos fronts, com grande riqueza de informações, coisa rara até entre os melhores jornais do mundo, mesmo com a censura que havia durante o período do Estado Novo, e a natural defasagem entre a Europa e o Brasil, antes mesmo do conflito passar para o Pacífico.

Muitos estrangeiros no Brasil acompanhavam também pelos noticiários da BBC de Londres, e pelas transmissões duvidosas dos italianos e japoneses, todos em ondas curtas, com aparelhos clandestinos que muitos tinham, com longas antenas e transmissões com muitas interferências.

Não se pode retirar estes e outros méritos de O Estado de S.Paulo, bem como do mais que centenário 170 anos do The Economist. O Estadão começou em 1875 com o nome a Província de São Paulo e ambos passaram por difíceis momentos de guerra, ou de regimes autoritários quando as censuras eram terríveis. Ainda assim, é surpreendente esta notícia de exclusividade na publicação reportagens, blogs e vídeos daquela revista e seu site em português nos meios mantidos pelo grupo O Estado de S.Paulo.

Todos sabem que às quintas-feiras os conteúdos da revista ficam disponíveis aos seus assinantes pela internet em inglês. O que há de importante já estará na seção Economia & Negócios no site do Estadão (estadão.com.br) na mesma data. Aos domingos, o caderno Economia & Negócios voltará com uma seção especial com reportagens analíticas da revista, tudo em português. Tudo indica que esta exclusividade é algo inusitado e certamente desafiante para os outros jornais brasileiros.

Um entendimento desta natureza, certamente, forçará a reação dos demais jornais, não se podendo prever a que isto tudo levará. Mas tudo indica que os leitores serão beneficiados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: