Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Moda do Detox

11 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image001Matérias publicadas na Folha de S.Paulo, de autorias de Juliana Vines e Josimar Melo, procuram colocar nos eixos racionais a recente moda do detox.

 

Suco detox virou moda no Brasil

A minha mãe, japonesa nascida no começo do século XX e já falecida, usava um suco chamado em japonês de “ao giru”, ou seja, na tradução literal, suco verde todas as manhãs, costume aprendido no Japão antes da Segunda Guerra Mundial e que virou moda recentemente no Brasil.

Matérias elaboradas por Juliana Vines e Josimar Melo foram publicadas na Folha de São Paulo, pois sucos verdes estão sendo utilizados para “desintoxicar” o corpo humano. A eles são atribuídos capacidades de contribuir para o emagrecimento como muitos conhecimentos duvidosos transmitidos boca a boca.

Um pouco deste suco detox verde, como variações com diversas cores decorrentes de uso de frutas e outros ingredientes, certamente podem ajudar na saúde humana, principalmente se consumidos moderadamente por pessoas que apresentam insuficiências de consumos de frutas, vegetais e legumes, como explicado na matéria jornalística por muitos nutricionistas.

Mas as alimentações humanas precisam ser balanceadas, também com carboidratos e proteínas, vitaminas de diversos tipos e outros sais necessários para a preservação do corpo humano, não havendo conveniência que se restrinjam somente a estes sucos. É evidente que a eliminação de carboidratos e proteínas na alimentação, por um curto período, pode provocar um emagrecimento, mas com riscos da falta destes ingredientes, o que pode ser perigoso.

Os sabores dependem das preferências de cada consumidor, havendo os que preferem os mais amargos, os doces e até os salgados, mas de formas moderadas. Os consumidores brasileiros abusam dos açúcares e os naturais das frutas são mais facilmente absorvíveis e até eliminados nos seus excessos. A OMS – Organização Mundial da Saúde está recomendando restrições dos açúcares e sais acima dos percentuais que recomendam.

Pode haver consumidores que são vegetarianos, restringindo consumos de proteínas animais, mas convém que eles as substituam pelos vegetais, como as contidos nas sojas e seus derivados.

Tudo indica que as alimentações precisam ser equilibradas e os nutricionistas podem recomendar as dosagens de cada componente, pois também dependem da idade, hábitos de vida, exercícios físicos efetuados bem como demais condições, notadamente de trabalho. No fundo, não existe milagre, e os excessos que cometemos cobram os seus preços.


2 Comentários para “A Moda do Detox”

  1. Hugo Penteado
    1  escreveu às 12:05 em 12 de março de 2015:

    Seríssimas são as dietas só de proteínas animal que causam excesso de uréia e falência renal. Concordo inteiramente, a melhor forma de manter a saúde e o peso é com uma dieta balanceada e longe de produtos industrializados, quando mais produtos in natura melhor. Isso porque a indústria alimentícia não está nem um pouco interessada na saúde humana e somente interessada no lucro. É uma pena que tanto conhecimento sobre saúde humana preservada por alimentação ainda tenhamos quase 90% de tudo que é produzido para consumo humano ser um verdadeiro lixo e veneno. É o que eu sempre digo: embalou, coloriu, veneno. Se depender de mim ou a indústria alimentícia muda ou desaparece.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 15:28 em 13 de março de 2015:

    Caro Hugo Penteado,

    Nada no mundo é só branco ou preto. O que costuma existir são muitos tons de cinza, dos mais escuros aos mais claros.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: