Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Décadas de Mal Para a Saúde Muito Próximo do Fim

19 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde | Tags: , ,

Parece próximo o fim dos riscos que os consumidores viciados em Coca Cola e alimentos do McDonald’s correm.

clip_image002

Ilustrações de artigos internacionais referindo-se às tendências declinantes das vendas mundiais da McDonald’s

Quem já trabalhou ajudando num hospital é testemunha dos muitos casos de obesidade mórbida causados por consumo de produtos do McDonald’s e da Coca Cola. Ainda que não cheguem a este estágio extremo, a quantidade de pessoas com obesidade se elevou em todo o mundo de forma alarmante, causando problemas de diabetes, cardiácos e neurológicos e muitas outras doenças provocadas, com o tempo, sobre pacientes que estão acima dos pesos recomendáveis.

clip_image004

Ilustração do artigo publicado no The Wall Street Journal

Lamentavelmente, isto ocorre num percentual muito elevado entre as populações mais pobres e mal informadas de todo o mundo, que se alimentam inadequadamente induzidos pelas massivas publicidades que atingem até crianças. Com muitas campanhas contrárias ao consumo que se desenvolvem em vários países, está se observando quedas na venda destes produtos e estas duas grandes organizações internacionais estão sendo obrigadas a modificar os ítens que oferecem, mas, mesmo assim, não conseguem estancar o declínio de suas vendas, ou colhem um crescimento mais modesto que os obrigam a procurar alternativas.

Até este simples site sofreu pressões de que estes produtos obedecem aos preceitos recomendáveis para a boa saúde, mas todos sabem que as empresas continuam procurando mudanças, ainda que suas imagens continuem ligadas a estes produtos inadequados, passando cada vez mais por dificuldades, com queda de vendas e rentabilidade mais baixa. Os consumidores estão cada vez melhor informados, felizmente.

As frutas, os legumes, os sucos naturais, sem o uso de produtos químicos como fertilizantes e defensivos, continuam aumentando tanto na oferta como na demanda em todo o mundo e até no Brasil. Os artigos recomendando sua ingestão, muitas matérias divulgadas por todos os meios de comunicação, inclusive a televisão, estão ajudando no aperfeiçoamento da alimentação, visando a redução das obesidades exageradas. Também os muitos exercícios físicos estão compensando as vidas sedentárias a que estão sujeitas as populações urbanas.

Verificando o que está ocorrendo com as camadas mais esclarecidas da população, a esperança de que todos sejam beneficiados por hábitos mais saudáveis está aumentando com a disseminação de mais informações. Mesmo as publicidades que tentam preservar os interesses comerciais de muitas empresas parecem estar sendo atingidas pelos saudáveis boca a boca daqueles que estão preocupados com a melhor qualidade de vida para toda a população. Muitas escolas estão sendo obrigadas a mudar sua rotina cômoda para funcionários acomodados, e as crianças estão se tornando veículos para hábitos mais saudáveis, felizmente.

A esperança é que hábitos inadequados, inclusive de fumo ou de consumo exagerado de bebidas alcoólicas, também sejam modificados com o aumento da oferta de produtos mais saudáveis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: