Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Estudo Sobre Hashis (Chopsticks, Palitos) em New Jersey

13 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo preparado por Paul Welitzkin publicado no China Daily informa sobre as pesquisas efetuadas por Qingjia Edward Wang efetuadas na Rowan University que acabou virando um livro “Chopsticks: A Cultural and Culinary History”, editado pela Cambridge University Press.

Ilustração constante do artigo no China Daily

Existem historiadores que preferem pesquisas sobre a evolução dos instrumentos utilizados pela população no seu cotidiano em vez de grandes figuras que marcaram a evolução de muitos povos. O professor Wang, membro de história no programa de estudos asiáticos, nasceu em Xangai e trabalha hoje em New Jersey, USA, mas também dá aulas na Universidade de Pequim.

Nas suas pesquisas, ele constatou que os levantamentos arqueológicos na China descobriram costelas de animais datadas de 5.500 anos Antes de Cristo, possivelmente aproveitados para alimentação. Foram encontrados 42 palitos de ossos de animais num sítio arqueológico. Também existem escritos antigos do século III a.C. que citam estes palitos.

Estes chopsticks são usados por muitos asiáticos, como chineses, japoneses, vietnamitas e coreanos, e eles vieram mudando com o tempo, mas existem diferenças nos seus comprimentos bem como nas suas superfícies. Os japoneses costumam ter de 18 a 20 centímetros, enquanto os chineses costumam ser de aproximadamente 25 centímetros, e isto decorre dos alimentos que eles consomem e como se servem à mesa.

Também existem diferenças determinadas pelos hábitos, pois os chineses têm o hábito de se alimentar de porções que já vão direto para a boca. Os japoneses usam os hashis mais finos, pois costumam retirar os espinhos dos peixes. Enquanto no Ocidente existem talheres, com facas e garfos, os orientais consideravam de mau gosto usar instrumentos cortantes à mesa, que eventualmente poderiam ser transformados em armas no século XIX.

Muitas frituras eram utilizadas pelos asiáticos, que já vinham nas porções convenientes. Os japoneses costumam usar os hashis para alimentações individuais, e o chinês para se servirem de pratos coletivos a uma maior distância, o que poderia determinar a conveniência de comprimentos diferentes.

Os chineses não costumavam se alimentar de carnes que eram mais custosas, e os coreanos e os japoneses começaram as comê-las a partir do século XIX. Como estes instrumentos são práticos, acabaram se propagando por todo o mundo e muitas de suas características, bem como os hábitos relacionados com o seu uso nos variados lugares e formas, permitem que um livro aborde todos estes aspectos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: