Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Índia Enfrenta Problemas Étnico-Religiosos apesar da torcida

15 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , , ,

clip_image002Ainda que a Índia conte com uma forte torcida pelo seu desenvolvimento pela preferência do atual governo de Narendra Modi pelo setor privado e uso dos mecanismos de mercado, o país enfrenta problemas étnico-religiosos, como em Caximira-Jammu, onde predominam os muçulmanos.

 

Quando da Independência do Reino Unido, já houve uma divisão da Índia com o Paquistão, continuando uma forte disputa sobre a Caximira-Jammu

Quando esta parte do mundo ganhou a independência do Império Britânico, não se conseguiu manter uma unidade. A Índia ficou com a região onde predominavam os que adotavam a religião hindu e o Paquistão, majoritariamente muçulmana. Apesar da região de Caxemira-Jammu ter ficado com a Índia, permaneceu uma situação de contestação, pois também nesta área predominam os muçulmanos. Dadas as acentuadas diferenças regionais na Índia, optou-se por adotar o sistema federativo, que concede razoável autonomia para estas unidades, mas não resolve o problema naquele país.

O partido que se elegeu de forma majoritária nas ultimas eleições da Índia foi o Bharatiya Janata Party, que levou Narendra Modi para o poder. No entanto, é um partido fortemente nacionalista hindu que em nada ajuda nas questões étnica-religiosas. Por mais que as questões econômicas sejam importantes, nota-se em muitas partes do mundo que estes problemas étnico-religiosos são importantes e difíceis de serem superados.

O artigo publicado pelo escritor hindu Chandrahas Choudhury no The Japan Times explica as últimas démarches que estão sendo efetuadas para minimizar estas dificuldades, com as mais variadas desculpas e medidas. A íntegra do artigo em inglês está no http://www.japantimes.co.jp/opinion/2015/03/13/commentary/world-commentary/indias-growing-crisis-of-democracy/#.VQTzpDq5dLM.

Como no Brasil este tipo de problema praticamente não existe, há que se considerar que isto é uma condição diferenciada.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: