Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupações Com a Eficiência no Uso da Energia Elétrica

2 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image001Dois artigos publicados no Valor Econômico informam que as preocupações com a eficiência no uso da energia elétrica começaram aumentar, ainda que de forma tardia.

CPFL anuncia que intensifica o uso de smart grid

Um artigo escrito por Rodrigo Polito publicado no Valor Econômico informa com base nas declarações do diretor de engenharia da CPFL, Paulo Bombassaro, que a companhia pretende adquirir, mediante concorrência neste mês de março, 2 milhões de medidores eletrônicos de consumo de energia e uma rede de comunicação chamada smart grid, que já vem sendo aplicada em muitos lugares do mundo. Atenderão oito distritos de residências nos próximos anos.

O sistema permite identificar as residências que estão consumindo exageradamente, como decorrência de algum problema que deverá ser corrigido. Isto vem ocorrendo já com grandes consumidores em alta tensão, e sendo efetuado por telemedições que permitem reduzir os recursos humanos necessários, fazendo com que as contas sejam elaboradas por dados colhidos a distância.

No exterior, estas técnicas também estão sendo aplicadas em edifícios comerciais ou residenciais, de forma que as distorções por ventura existentes possam ser identificadas e corrigidas. Também podem detectar eventuais roubos de energia, que no caso paulista é mínimo.

Também num artigo elaborado por Marcos de Moura e Souza informa-se que os pesquisadores do CSEM desenvolveram painéis fotovoltaicos orgânicos – OPV que serão utilizados pela Votorantim na represa de uma hidroelétrica, como experiência. A nova placa vai permitir a geração solar de forma complementar, informando se elas podem ser aplicadas em carros e fachadas de prédios, sendo flexíveis.

clip_image003

Painéis de energia solar flexível pesquisados pelo CSEM Brasil, na foto que ilustra matéria do Valor Econômico.

A possibilidade de falta de energia elétrica com a baixa precipitação que ocorreu no Brasil recentemente, com as represas para a geração hidroelétrica ainda em nível preocupante, acaba forçando o uso de termoelétricas que são mais poluentes e de custo mais alto. Todos precisam se preocupar, principalmente nas horas de pico de consumo, diante dos muitos equipamentos elétricos brasileiros em uso, que são de baixa eficiência.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: