Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Redução do Consumo de Açúcar

7 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002Quando o resto do mundo já vem reduzindo substancialmente o consumo de açúcar, no Brasil continuamos exagerando os seus usos tanto nos alimentos como nas bebidas.

Refrigerantes podem usar adoçantes naturais

clip_image003

                               Doces brasileiros exageram no uso do açúcar

As recomendações atuais da OMS – Organização Mundial de Saúde são no sentido do consumo diário de somente 25 gramas de açúcar, ou seja, seis colheres de chá. Certamente, o consumo dos brasileiros está muito acima de 100 gramas, aumentando a obesidade até mórbida, o diabetes e muitas outras doenças.

Os hábitos alimentares dos brasileiros ainda são do período em que a grande maioria dos brasileiros morava no meio rural, não dispunha de automóveis e os esforços físicos eram bem maiores, consumindo uma parte das calorias ingeridas, inclusive decorrentes do uso exagerado do açúcar.

Hoje, com os comportamentos sedentários da maioria dos brasileiros, contando com os mesmos hábitos alimentares, as obesidades estão aumentando assustadoramente, começando ainda quando crianças, tornando-se até um problema de saúde pública, que sobrecarrega o país com os gastos de saúde. Muitos procuram compensar com exagerados exercícios nas academias, que nem sempre proporcionam resultados, além de implicarem em mais gastos.

O Brasil dispõe de adoçantes naturais, como a estévia, que são destinados até para as exportações, mas muitas das bebidas poderiam ser substituídas pelos sucos de frutas naturais cujos açúcares são absorvidos mais facilmente pelo corpo humano. Muitos que não experimentaram doces bem feitos com o mínimo de uso do açúcar não sabem que eles permitem apreciar os sabores de muitos outros bons ingredientes.

No Japão, por exemplo, até os confeitos das famosas pâtisseries francesas contam com um mínimo de açúcar como de cremes que os tornam mais leves e saborosos, não ficando também sobrecarregados com gorduras. O total de caloria destes produtos é baixíssimo e com sabores insuperáveis, melhores do que os originais.

Os açúcares dos produtos naturais são mais facilmente digeridos apresentando menores inconveniências, como nas frutas frescas que podem ser utilizados nas tortas. Evidentemente, quando secas acabam acrescentando açúcares naturais que também aumentam as calorias.

Também existem técnicas que são adotadas para neutralizar os excessos de açúcares e calorias. O uso de queijos frescos pode reduzir os doces consumidos, além de ajudar a proporcionar um balanço adequado de paladares.

Observa-se que no consumo tanto no café como nos variados chás exagera-se no uso do açúcar, quando o hábito de consumir sem o mesmo permite a apreciação mais adequada dos seus sabores. A experimentação da qualidade do café, por exemplo, é feita pelos profissionais sem o uso do açúcar.

É muito triste observar os jovens que conseguiram melhorar a sua alimentação com rendas que os estão incluindo nas novas classes médias, mas sofrendo de obesidade, que certamente trará inconveniências quando eles se tornarem adultos ou idosos, se conseguirem chegar lá. Tudo isto pode ser evitado e melhorar a qualidade de vida sem nenhum sacrifício, mas com uma alimentação saudável.

Isto não representa uma redução do consumo da indústria brasileira que pode utilizar o aproveitamento da excepcional cana de açúcar para a produção de um combustível não poluente como o etanol, ou ajudar na geração da energia elétrica de forma sustentável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: