Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Velha Política Que Já Devia Estar Enterrada

25 de abril de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , | 4 Comentários »

clip_image001Existem políticos no Brasil que continuam aproveitando as dificuldades para conseguir o que desejam, como é o caso do senador Renan Calheiros, atual presidente do Senado Federal.

Senador Renan Calheiros

No atual quadro político de alta complexidade, ainda existem políticos que criam dificuldades para conseguir manter, com todas as artimanhas, preservar as vantagens que possuem. É o caso de Renan Calheiros, atual presidente do Senado Federal, que conhece as pequenas necessidades de seus parceiros e indicou o ministro da pasta do Turismo, que perdeu recentemente. Levou o Senado a dificultar a tramitação do projeto de terceirização que, com emendas, já atende a maioria das reivindicações das entidades representativas dos trabalhadores e flexibilidade para a economia brasileira ter mais agilidade para recuperar a sua competitividade no mercado mundial.

Ele tem um filho que é o atual governador de Alagoas e procura maximizar os recursos para seus programas estaduais, mesmo sabendo que um forte ajustamento fiscal está sendo promovido pelo ministro da Fazenda Joaquim Levy. Todas as medidas defendidas por ele são pequenas reivindicações para atender a um pequeno grupo, sem que se cogite das necessidades nacionais.

Sem nenhuma visão de estadista, comporta-se como um verdadeiro anão, chegando a estabelecer conflitos com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. O seu poder decorre do apoio de seus colegas que só pensam nas pequenas vantagens pessoais, obtidas como congressistas.

Sem nenhuma grandeza, não acompanha as dificuldades presentes no mundo, e onde as brasileiras são maiores, dada a existência de um quadro político pouco funcional, em decorrência da insuficiência também do Executivo. O desenvolvimento da democracia, sempre com pequenos aperfeiçoamentos que vão se acumulando ao longo da história brasileira, necessita de políticos que correspondam aos muitos desafios presentes.

Não será com a criação de obstáculos burocráticos que vai se conseguir negociações políticas de alto nível. Os políticos com longas tradições parlamentares deveriam colocar a sua experiência a favor das necessidades da população brasileira, mesmo com o sacrifício de pequenos interesses grupais. A falta desta grandeza é uma forte marca de Renan Calheiro, que se espera tenha um restante de carreira abreviada.

O sempre difícil diálogo entre o Executivo e o Legislativo deve passar cada vez mais para as mãos de experientes políticos, como o atual vice-presidente da República, Michel Temer, com uma visão mais ampla, conhecendo todos os que podem contribuir para tramitações mais eficientes das negociações indispensáveis.


4 Comentários para “A Velha Política Que Já Devia Estar Enterrada”

  1. Herberto Macoto Yamamuro
    1  escreveu às 18:49 em 26 de abril de 2015:

    Bastante preciso este comentario . Nao vamos mudar a forma de fazer a politica enquanto continuarmos a eleger politicos como este com mentalidade tacanha . Renan Calheiros junto com o cla Sarney e Collor representam a antiga Politica Nordestina Oligarquica que seguram o avanco do pais republicano . Uma parte do Nordeste se desprendeu deste vicio mas o inclivel e a sua perpetuacao e como se acasaralaram com o PT Sindicalista do Lula . Uma tristeza que devemos superar em breve .

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 16:00 em 27 de abril de 2015:

    Caro Herberto Macoto Yamamuro,

    Obrigado pelos comentários. Setores que permitem o avanço da democracia existem em diversas regiões, até entre sindicalistas. Sou daqueles que imaginam que todos os segmentos da população precisam estar representados, e não temos que concordar com todos.

    Paulo Yokota

  3. Boris Becker Marques
    3  escreveu às 18:10 em 27 de abril de 2015:

    Belo texto, parabéns!

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 19:27 em 27 de abril de 2015:

    Caro Boris Becker Marques,

    Muito obrigado pelo seu comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: