Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Alimentação Popular de Boa Qualidade

4 de abril de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image001Aqueles que imaginam que alimentação de boa qualidade precisa ter preços elevados acabam desmentidos por tradicionais estabelecimentos, com destaque para o Mocotó, mesmo que não tenham que ser subsidiados.

Mocotó da Vila Medeiros, hoje dirigido pelo Rodrigo Oliveira

Todos os que não se incomodam em deslocar-se até a Vila Medeiros, um distante bairro da capital paulista, e estar sujeito a uma boa espera sabem que o Mocotó é um dos melhores restaurantes de cozinha de inspiração nordestina, mas que ganhou fama mundial, podendo ser apreciado por um preço modesto, hoje dirigido pelo chef Rodrigo Oliveira que sucedeu seu pai no estabelecimento.

Nos fins de semana, famílias de apreciadores de uma boa cozinha se deslocam para formar filas antes do meio-dia para não ficarem sujeitos à espera que pode chegar a ser de horas. A fama do estabelecimento abrange o mundo, tanto que especialistas de vinhos mais respeitados entre estes consumidores vieram até de Londres para verificar quais seriam os mais compatíveis com seus famosos pratos.

O que fica claramente demonstrado é que os preços das alimentações de qualidade não precisam ser os absurdos cobrados por estabelecimentos que vivem mais da badalação e de uma promoção muitas vezes enganosa. Os de preferência popular, consumidos em grande quantidade, mesmo com elevada qualidade, podem ser oferecidos por preços acessíveis, sem mesmo necessidades de subsídios.

Outros estabelecimentos, como o Dona Onça no centro de São Paulo, também estão sempre lotados, oferecendo uma ampla variedade de pratos tradicionais com leituras modernizadas, agradando seus consumidores. Quando existem alguns subsídios, como no caso do SESC, há muitas décadas é procurado por multidão de assalariados mais modestos, que aceita chegar muito antes da hora usual de almoço, e mesmo usando um bandejão.

Noticia-se agora que o tradicional Mercadão de Pinheiros voltará funcionar depois de anos fechado, oferecendo ingredientes de qualidade para estas alimentações. Outros existentes em alguns bairros de São Paulo, que já possuem a mesma fama, poderiam ser multiplicados fornecendo produtos mais adequados do que os oferecidos pelos muitos supermercados paulistanos.

O que se pode afirmar, com certeza, é que existem alimentações populares de qualidade com preços acessíveis que são procurados por grande multidão, sem mesmo necessitar de apoio dos meios de comunicação social. O boca a boca funciona adequadamente, e quando existem os de qualidade com preços acessíveis, a sua divulgação é rápida. A população está necessitando, mais do que nunca, de boa alimentação, não havendo nenhuma necessidade de excessos, mas de qualidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: