Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Departamento de Agricultura dos USA Avalia o Brasil

12 de abril de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: ,

Enquanto os brasileiros passam por um período de exagerado pessimismo com o Brasil, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos faz a estimativa que a economia brasileira poderá estar entre os seis primeiros em 2030.

clip_image002

Gráfico que ilustra um artigo publicado no site de Bloomberg

Um artigo publicado por Jeanna Smialek no site da Bloomberg informa sobre a estimativa do PIB atual como o estimado para 2030 de diversos países do mundo, prevendo que entre os 20 maiores poderá estar a brasileira, em sexto lugar, superada pelos Estados Unidos, China, Índia, Japão e Alemanha. Seria superior ao do Reino Unido, da França, do Canadá e da Rússia. entre outros, como pode ser observado no gráfico acima.

Evidentemente, esta estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos é uma entre outras efetuadas, como pelo FMI – Fundo Monetário Internacional, e está sujeita a muitos fatores que podem afetar estas evoluções nos próximos 15 anos. No entanto, são feitos por profissionais qualificados, que costumam ser cuidadosos. Também existem outras estimativas utilizando outros valores diferentes dos câmbios utilizados, como os conhecidos como PPP – Poder de Paridade de Compra, pois as moedas utilizadas podem ter capacidade de compras diferente em cada país.

No entanto, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos sempre está interessado em acompanhar a evolução destas economias, não somente de seus potenciais concorrentes como mercados importantes para os produtos norte-americanos, principalmente os de origem agropecuária.

As visões de longo prazo, como já mencionado neste site Asiacomentada, mostram que, considerado nos últimos 45 anos, a agricultura brasileira aumentou sua produção de grãos de 10 milhões de toneladas, estando prevista para a esta safra em cerca de 200 milhões de toneladas, com um crescimento anual em torno de 6,9%, que é algo impressionante.

Premidos por problemas políticos e econômicos, tudo indica que atualmente há um exagerado pessimismo dos brasileiros, quando estrangeiros que estão menos sujeitos a estas pressões podem proporcionar um quadro mais realista.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: