Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dilma Rousseff Concede Entrevista para a Bloomberg

1 de abril de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002Dentro da nova política de comunicação social do governo aumentando a exposição da presidente Dilma Rousseff inclusive no exterior, ela concedeu uma entrevista exclusiva para a Bloomberg, que foi feita por Adriana Arai, Raymond Colitt e Arnaldo Galvão.

Ilustração publicado no site da Bloomberg

A presidente Dilma Rousseff anunciou que o balanço auditado da Petrobras será publicado até o final do mês de abril, o que está sendo adiado novamente, preocupando os investidores nas bolsas. Ela informa que o ministro Joaquim Levy está efetuando um ajuste fiscal duro, mostrando a austeridade visando conseguir a manutenção dos rating das agências avaliadoras, crucial para a manutenção dos financiamentos da dívida pública que já estão elevando seus custos de forma acentuada.

O artigo resultante da entrevista apresenta as reduções do crescimento do PIB brasileiro, as tendências crescentes da inflação, bem como a queda da opinião sobre o seu governo.

Ela informou que o Ministério Público está investigando 20 companhias, sendo 16 de empreiteiras. E que a OAS, como a Galvão Engenharia, já solicitou a recuperação judicial.

O que vem aparentando é que o governo entende que a sua intensa exposição é suficiente para promover parte da recuperação do seu prestígio. Sem que medidas mais globais sejam tomadas para o conjunto das empresas afetadas pelos escândalos relacionados com o Lava Jato, não parece que nem as empresas brasileiras como a estrangeiras tenham condições de se animar para ajudar no aumento dos investimentos indispensáveis para a recuperação da economia brasileira.

Sem a volta do desenvolvimento, os demais indicadores acabam proporcionando um cenário de uma crise profunda e duradoura, sem que a recuperação da economia tenha um horizonte mais confirmado de melhoria.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: