Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Incompreensível Incêndio em Santos

10 de abril de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Todos sabem que os combustíveis em todo o mundo apresentam riscos elevados de incêndio e fica incompreensível para os leigos o desaparelhamento brasileiro para o seu combate, quando os bombeiros só podiam esfriar os tanques vizinhos com água.

Foto do incêndio nos tanques de combustíveis em Santos publicado pela imprensa

Como a produção, o armazenamento e a manipulação de combustíveis apresentam elevados riscos de incêndios, os leigos ficaram dias angustiados diante do desaparelhamento dos brasileiros para lidar com estes riscos, quando os bombeiros só atuavam no sentido do esfriamento das tanques próximos para evitar a sua propagação, que continuou ocorrendo.

Todos estão acostumados a assistirem a cenas no mundo onde nas explorações do petróleo, principalmente, ocorrem acidentes que provocam incêndios. Muitas empresas desenvolveram tecnologias para o seu combate com uso de produtos químicos e outras técnicas para minimizarem estes problemas. O Brasil, como produtor, transportador, armazenador e manipulador destes combustíveis altamente inflamáveis, deveria contar com as técnicas mais atualizadas para o seu combate. Mas, infelizmente, o que se assistiu foram esforçados bombeiros lançando água sobre tanques na tentativa de esfriá-los para evitar propagações mais desastrosas, que continuaram ocorrendo por muitos dias.

Somente nos últimos dias, quando os combustíveis já estavam bastante esgotados é que se noticiou que produtos químicos estavam sendo utilizados, não se verificando tecnologias avançadas sendo aplicadas com equipamentos sofisticados. Não se sabe até hoje sequer as causas iniciais deste pavoroso incêndio que causou pesados prejuízos ao Brasil, impedindo o uso do seu principal porto e provocando inúmeros danos ambientais em toda a região.

É mais que evidente que se existem riscos, medidas preventivas precisam estar providenciadas. Equipamentos adequados e tecnologias avançadas necessitam estar disponíveis para estas emergências que envolvem o risco para a população. Mas a população assistiu, angustiada, que os meios disponíveis eram rudimentares diante dos riscos existentes. Criminoso.

Se este acidente fosse os primeiro no mundo, seria compreensível que não houvessem tecnologias para minimizar os seus efeitos. Mas estes problemas vêm ocorrendo com combustíveis inflamáveis e casos de menor impacto já ocorreram, inclusive em plataformas marítimas.

É totalmente incompreensível que as melhores tecnologias para o seu combate não estivessem disponíveis, notadamente numa região como a do porto de Santos, que tradicionalmente trabalha com estes produtos por muitas décadas. Agora é tarde, mesmo que os responsáveis e as causas sejam identificadas. Os prejuizos já ocorreram e nem todos poderão ser indenizados.

Há que se desenvolver uma cultura para que estes acidentes não se repitam, pois o Brasil continuará a produzir, armazenar, manipular estes combustíveis inflamáveis em grande escala e de forma crescente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: