Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Kobe Beef Wagyu Chega em Londres

1 de abril de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags:

clip_image002O marketing feito com alguns produtos determinam preços exagerados, ainda que seus sabores nem sempre sejam apreciados, mas atendem a uma faixa de consumidores que preferem carnes bovinas macias e gordurosas.

Foto de um Bento Box que ilustra uma matéria publicada no site da Bloomberg comentando a introdução da carne wagyu no Reino Unido

Por ocasião da autorização do Reino Unido para a importação da carne japonesa de wagyu, também conhecida como o Kobe beef, o crítico chefe da Bloomberg sobre alimentos, Richard Vines, publicou comentários sobre a cerimônia efetuada pelo embaixador japonês, como o que ele experimentou num restaurante.

Ele considerou esta carne de Kobe beef, o Château Lafite de carne vermelha, com certeza, como algo especial. Um tanto amanteigado, com textura de mármore com gordura, muito rica e profunda. Facas são opcionais para o seu consumo e pode-se rolar a carne em torno de sua boca, exigindo apenas mastigar, o que não significa que os consumidores vão apreciar, pois seus preços são elevados. Também pode ser encontrado no restaurante Engawa, um novo japonês que serve esta iguaria em Londres, esta rede que conta com 45 estabelecimentos em Tóquio e Osaka.

O menu de almoço Kobe Teppanyaki KAISEKI custa 70 libras (US $ 104). Ele vem com uma caixa de bento de grande beleza, cada prato em cerâmica japonesa. Cada elemento é diferente e colorido, com os melhores ingredientes, informa o artigo.

Os componentes individuais da caixa de bento, com até 15 compartimentos, varia de semana para semana. Eles podem incluir espinafre e salada de cogumelos sazonal; rolo maki frito com camarão, feijão verde e abacate; almôndega de carne Kobe com molho de sukiyaki; e frango marinado com soja e gengibre frito, como pode ser visto na foto de ilustração. O menu de almoço Kobe Teppanyaki Kaiseki no Engawa vem com uma caixa de bento de grande beleza, cada prato em cerâmica japonesa.

O artigo informa que se pode sentar no balcão e ver os chefs que trabalham em silêncio e sem alarde, com seu foco e concentração tão precisos quanto os pratos que eles produzem. O chef executivo Akira Shimizu serve uma variedade de menus, a partir de um simples almoço até o menu de kaiseki multicourse completo.

Os sabores são sutis e equilibrados dentro de cada prato e entre todos eles, a partir do vegetal e salada de batata com molho caseiro sazonal tartar ao tamago (omelete) com ovas de bacalhau picante. O bento almoço é seguido de um pequeno pedaço de carne Kobe e arroz com noz, uma iguaria em si, que no Japão é considerada refeição, sendo tudo que o antecede apenas o aperitivo. Senta-se em quase silêncio deste restaurante pacífico, sentindo-se com o mundo em pura harmonia.

Infelizmente, ainda que se disponha de gado wagyu no Brasil, não se conta com restaurantes sofisticados como o descrito no artigo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: