Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Robotização das Colheitas de Frutas e Legumes

23 de abril de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo publicado por Ilan Brat no The Wall Street Journal informa que a robotização está chegando às colheitas como de morangos, diante da falta de mão de obra.

Foto de uma colheita robotizada de morangos constante do artigo publicado no The Wall Street Journal

O elevado custo das mãos de obra para a colheita de frutas delicadas como os morangos ou legumes como os aipos estão induzindo fabricantes de máquinas agrícolas a introduzirem equipamentos robotizados que chegam a custar US$ 100 mil cada, mas que substituem mais de oito trabalhadores, sem que os empresários tenham que suportar as constantes reclamações das condições de trabalho.

Estes equipamentos sofisticados são até capazes de reconhecer os morangos já maduros dos verdes para colherem somente os que já atingiram o ponto de maturação, chegando até as embalagens que precisam ser utilizados para produtos frágeis.

Produtores de equipamentos agrícolas desenvolveram este que se chama Agrobot e outras empresas, como Tanimura & Antle nos Estados Unidos, estão introduzindo outros até mais sofisticados, visando também a colheita de vegetais como o aipo, evitando que venham sujos com terras, inclusive nas produções hidropônicas.

As colheitas de muitas frutas sempre foram problemáticas, pois concentram os usos de mão de obra sem grande sofisticação. As uvas nos vinhedos europeus sempre utilizaram estudantes durante o curto período de sua safra.

Mesmo nos países emergentes, onde os custos da mão de obra não eram dos mais elevados, havia sempre problemas, pois as colheitas costumam ser concentradas num curto período, exigindo cuidados no seu manuseio, pois lidam com produtos sensíveis. Quando os produtos são mais resistentes, como o café ou os cereais, o emprego de grandes equipamentos já eram intensos há muitas décadas.

Hoje, tanto com a robotização como a existência de equipamentos eletrônicos sofisticados, até produtos que exigem muito cuidados acabam sendo possíveis de serem manipulados com estas mecanizações. Flores também já são colhidas com o emprego de equipamentos, e as tendências são no sentido de ampliação destas possibilidades, chegando até a embalagens que podem ser usadas até as apresentações aos consumidores finais no varejo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: