Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sofisticação do Consumo nas Filipinas

20 de abril de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Países do Sudeste Asiático estão se desenvolvendo e melhorando o padrão de consumo de sua população, como nas Filipinas.

Ilustração de um artigo sobre novos consumos nas Filipinas publicada no Nikkei Asian Review

Um artigo publicado por Minoru Satake no Nikkei Asian Review sobre o desenvolvimento atual das Filipinas mostra o que vem acontecendo em países asiáticos que estão começando a decolar no seu processo de desenvolvimento. Com um quadro político mais estável, já atingiram o nível de renda per capita de US$ 3 mil, com uma população que já chega a 100 milhões, o que vem atraindo muitas empresas estrangeiras. Notadamente, porque a população domina o idioma inglês, ainda que os mais idosos tenham conhecimento também do espanhol.

Quando antes muitos eletrodomésticos como máquinas de lavar roupa tinham preços em torno de 100 dólares, agora já se apresentam produtos de cerca de 300 dólares, o também acontece com os refrigeradores sofisticados que chegam a 2 mil dólares, ainda não sejam acessíveis para todas as famílias.

A melhoria do padrão de consumo das famílias está visivelmente em crescimento, fazendo com que empresas como as japonesas ofereçam produtos importados do Japão, que estão com tecnologias em estado de arte. Também os automóveis que estão sendo oferecidos nas Filipinas compreendem produtos de elevado padrão como os existentes no mercado internacional.

E estes ainda estão abaixo do que já é oferecido em países como a Tailândia, mostrando uma confiança que o mundo está depositando nos países do Sudeste Asiático, alguns que contam com populações de grandes dimensões, pois as escalas acabam sendo importantes, mesmo que a soma das demandas regionais já sejam comparáveis com os dos países desenvolvidos.

Na realidade, acompanhar o que está acontecendo naquela parte do mundo parece importante para o Brasil, que necessita voltar os seus olhos para os novos emergentes que já estão se tornando tão importantes como alguns mercados desenvolvidos para onde os brasileiros tendem a voltar suas atenções. Para a ampliação das exportações brasileiras, os empresários necessitam se comportar como mascates procurando todos os mercados onde existam chances de colocação dos produtos brasileiros.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: