Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Um Bom Ramen no Japão Como no Brasil

22 de abril de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image002Das alimentações populares no Japão, destaca-se hoje o ramen, que foi adaptado da China e ganhou características próprias entre os consumidores japoneses.

Foto de uma loja em Ikebukuro, Tóquio, que ilustra matéria publicada no The Japan Today

Segundo o artigo, os clientes ficam nas longas filas até uma hora antes da abertura da loja. Ela serve diversos tipos de ramen, macarrões adaptados dos chineses que contam com diversos ingredientes adicionais e podem custar poucas centenas de yens, ou seja, alguns dólares no Japão. Hoje é o fast-food mais popular e sadio para a população japonesa.

Este tipo de ramen pode ser encontrado também em São Paulo, sendo o mais apreciado o do Aska, localizado no Bairro da Liberdade, que também costuma apresentar filas e a espera pode atingir até uma hora, ainda que os giros sejam relativamente rápidos. Seus custos são modestos e atraem até apreciadores acostumados com alimentos de qualidade de inspiração asiática.

clip_image004

Ramen com algumas verduras, carne de porco e algas do Aska

Muitos clientes assíduos também aproveitam para complementar a refeição com o as poucas opções que são apresentadas.

clip_image005

O guioza é muito requisitado no Aska

Também existem pequenos pasteizinhos chamados de guioza, também de inspiração chinesa, mas que ganharam características próprias no Japão. Eles são grelhados em conjunto, pondendo ter recheios de vegetais ou de carne.

Estes estabelecimentos oferecem poucas bebidas, como cervejas e refrigerantes, mas também atraem famílias como grupos, pelos seus custos baixos com qualidade elevada. As refeições costumam ser muito rápidas, muito mais curtas do que as esperas.


2 Comentários para “Um Bom Ramen no Japão Como no Brasil”

  1. Vanessa Cunha
    1  escreveu às 13:56 em 22 de abril de 2015:

    Desculpe-me, mas gosto mais de “soba”. Beijinhos.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:28 em 23 de abril de 2015:

    Cara Vanessa Cunha,

    Obrigado pelo comentário. Que seria do vermelho se todos gostassem do amarelo? Acredito que todos possuem as usas preferências, e eu particularmente, gosto desta diversidade, preferindo o soba em determinadas ocasiões.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: