Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cadeia Japonesa de Chá Verde se Instala nos EUA

11 de maio de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Se existe algo muito expressivo do Japão, que não se encontra muito difundido no Ocidente, é o saudável hábito de consumo do chá verde, acompanhado de guloseimas típicos daquele país.

 

Foto ilustrativa da matéria publicada no Asahi Shimbun, mostrando o chá verde servido com um bolo chamado “Castela”, que teria se originado da influência portuguesa no Japão

Uma cadeia de chá verde da província de Nagasaki está levando para os Estados Unidos, começando pela Califórnia, o saudável hábito de consumo do chá verde acompanhado de confeitos como o bolo conhecido como “Castela”. que teria sido desenvolvido no Japão por influência dos portugueses. A notícia consta de um artigo publicado no Asahi Shimbun.

A cadeia não só serve o chá verde conhecido como “sencha”, que consiste de folhas verdes e tenras do chá, como o “matcha”, que é o pó utilizado nas cerimônias de chá. Todos estes produtos estão consagrados por serem saudáveis e o projeto começa com uma intenção de estabelecer 50 locais na próxima década.

O projeto recebe o apoio do chamado Cool Japan Fund e acaba servindo também como divulgação adicional no exterior de aspectos fundamentais da cultura japonesa. Seria de grande interesse que estas iniciativas também atingissem o Brasil, pois a presença de imigrantes japoneses já difundiu alguns conhecimentos relacionados ao chá, mas que poderiam ser enriquecidos como os autênticos praticados no Japão.

Este bolo suave conhecido como “Castela” já conta até com alguma produção em São Paulo, e não são muitos acentuados em açúcar. Outras guloseimas japonesas também são delicadas e contam com pouco açúcar, o que os tornam mais saudáveis e possibilita apreciar os sabores sofisticados dos mesmos.

Isto permitiria a divulgação não somente das cerimônias de chá, que são sofisticados eventos culturais, mas a existência também das possibilidades de leves momentos de desconcentração apreciando o que há de melhor, rivalizando com os costumes relacionados com o consumo de um bom café.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: